Arquitetura

Grandes nomes da arquitetura: conheça Tom Wright

Compartilhe nas redes sociais:

A arquitetura surgiu a partir de uma necessidade humana primitiva de proteção. Quando aliou-se ao design e à engenharia para projetar casas, prédios e igrejas, a arquitetura evoluiu e a humanidade também deu um passo além, permitindo que certos gênios “colocassem sua imaginação de pé”. Estamos falando de profissionais que deixaram a sua marca no mundo. Entre eles, o arquiteto Tom Wright, sobre quem falaremos hoje, na estreia da série Grandes nomes da arquitetura.

A seguir, você conhecerá algumas curiosidades e a história da principal obra de Tom Wright, o Burj Al Arab. Também vai conhecer os dados da biografia, da carreira e o movimento que influencia um dos mais bem-sucedidos arquitetos do mundo.

Por trás de um grande nome da arquitetura, uma grande obra

É impossível falar de Tom Wright sem destacar aquele que pode ser considerado até aqui o seu maior feito: o Burj Al Arab, ou Torre das Arábias. O hotel, localizado em Dubai, nos Emirados Árabes, é considerado um ícone contemporâneo.

nomes-da-arquitetura-2

Conhecido como o único hotel 7 estrelas do mundo, ele tornou-se a obra-prima de Wright e seus números chamam a atenção. Sua fachada é uma das mais inovadoras obras da arquitetura e o interior pode ser definido em apenas um termo: luxo.

O projeto, que colocou Tom Wright entre os grandes nomes da arquitetura, começou a ser construído em 1994 e foi entregue 5 anos depois, em 1999. Construído em uma ilha artificial próximo à Jumeierah Beach, o hotel tem mais de 200 quartos e seus principais materiais são vidro e aço.

Outro aspecto chamativo do Burj Al Arab de Wright é a sua forma, que já se tornou um ícone da cidade, um verdadeiro cartão postal. O hotel lembra a vela de um barco e foi construído dessa forma não apenas por questões estéticas. O arquiteto precisou se preocupar com a sustentação e dinâmica do prédio, considerando que há ventos e até tempestades de areia no local.

Mais curiosidades sobre o Burj Al Arab

O projeto Burj Al Arab é astronômico e duas grandes curiosidades marcam sua história. Tom Wright fez o esboço do hotel em um guardanapo. Apesar de começar desse jeito simples, a obra foi citada no Guinness Book como o hotel mais alto de todo o mundo – superado anos depois.

nomes-da-arquitetura-3

A altura da Torre das Arábias trouxe outro desafio para Tom Wright. Mostrando que merece seu lugar de honra na lista dos grandes nomes da arquitetura, Wright utilizou a psicologia das cores para contornar a seguinte situação: em função da altura, era possível que as pessoas ficassem tontas quando estivessem no interior do prédio. Foi então que o arquiteto pensou em usar cores alternadas nas paredes internas, trazendo a sensação de solidez para os hóspedes.

nomes-da-arquitetura-4

Vida e carreira

Tom Wright nasceu em 18 de setembro de 1957, na Grã Bretanha, onde estão localizados muitos edifícios comerciais projetados por ele. Wright estudou na Royal Russell School e, depois, na Escola de Arquitetura da Kingston University, tornando-se arquiteto em 1983.

Por mais de 20 anos dirigiu a empresa Atkins e, em 2013, começou o próprio negócio, a WKK, com os sócios Geku Kuruvilla e Hakim Khennouchi.

Embora sua principal marca seja o Burj Al Arab, Tom trabalhou ainda em outros projetos grandiosos, como o Bahrain World Trade Center e o Jumeirah Beach Resort – localizado exatamente em frente ao Burj.

nomes-da-arquitetura-5O movimento de influência sobre Tom Wright

Para falar mais sobre esse grande nome da arquitetura chamado Tom Wright, é preciso destacar o movimento que exerce influência sobre sua carreira. Wright é um arquiteto pós-modernista, com estilo contemporâneo e futurista. Suas obras utilizam vidro e aço, materiais muito aproveitados nessa era.

Para entender Wright, é importante conhecer bem os conceitos da arquitetura contemporânea. O movimento, que surgiu nos anos 80, pode ser dividido em historicista, regionalista e high-tech, onde Wright se enquadra mais.

nomes-da-arquitetura-6

Sua principal característica é a conexão entre design, funcionalidade e sustentabilidade. Por isso, edificações com formato irregular e incomum marcam essas obras.

Gostou de conhecer a vida e obra de Tom Wright, um dos principais nomes da arquitetura? Em breve, vamos falar de outros gênios e sobre seus projetos surpreendes pelo mundo. A WEG tem mais conteúdo relevante e inspirador para arquitetos, designers e decoradores. Navegue e veja outras publicações!

Leia também:

+ 5 sistemas construtivos inovadores que você precisa conhecer

+ O uso da tecnologia na construção civil: conheça 4 novidades do setor

+ O que faz um arquiteto, por Áliqui Sodré

+ 8 perfis de arquitetura e decoração para seguir no Instagram