Arquitetura

Drywall: vantagens e desvantagens das paredes de gesso

Compartilhe nas redes sociais:

Se você está procurando uma solução quase que milagrosa para fazer uma reforma sem todo o quebra-quebra habitual das obras de alvenaria, precisa conhecer a drywall. Considerada uma tecnologia limpa, elas são estruturas pré-fabricadas feitas com aço e placas de gesso e muito utilizadas nas residências dos EUA.

Extremamente versáteis, elas podem dividir ambientes, servem para isolamento acústico, para embutir a iluminação e até mesmo criar móveis e nichos. Para quem vai construir ou reformar, um coringa.

guia-de-tendências-de-acabamentos-e-decoração-2023

As vantagens do drywall

Compostas por gesso acartonado, essas estruturas podem ser a base de muitos projetos de renovação, possibilitando a redução de até 60% no orçamento.  Eles também permitem a personalização com cerâmicas, pastilhas, pinturas, texturas e até mesmo madeira. A seguir, listamos algumas das aplicações que podem ser feitas com esse material.

drywall-2

Divisão de ambientes

Em chapas prontas ou feitas sob medida, é possível fazer a divisão de ambientes de acordo com a necessidade do morador. Com versões especiais resistentes ao calor (tipo rosa) e à umidade (tipo verde), as divisórias podem ser instaladas em cozinhas e em banheiros.

Embutir iluminação

Além de servirem como forros, o drywall se torna um belíssimo acabamento para embutir a iluminação, criando nichos para lâmpadas e luminárias. O rebaixamento do teto pode ser aplicado em diferentes desenhos, como quadrados, retângulos e formas arredondadas.

Também é importante citar que as linhas de tomadas e interruptores Composé e Refinatto podem ser instaladas em paredes de drywall sem danificar a estrutura. De uma maneira super fácil e prática, você pode decorar o ambiente com diversas cores e acabamentos incríveis.

Veja também: Dicas de iluminação para valorizar a sua casa

Isolamento acústico ou térmico

Graças ao preenchimento interno com gesso, o drywall isola naturalmente mais do que a alvenaria. Agora, se for preciso ampliar essa capacidade, é possível incluir no recheio a lã mineral, de rocha ou vidro. Assim garante, além do isolamento acústico (utilizado em salas de cinema), uma temperatura ambiente mais agradável.

Rapidez na instalação

O espaço entre as chapas que compõem a parede de drywall acomoda toda a fiação hidráulica e o sistema hidráulico, favorecendo um acabamento clean. Outra vantagem é a rapidez na instalação: em um dia de trabalho, dois especialistas conseguem erguer até 30 m² de parede.

Móveis e nichos

A possibilidade de criar móveis com esse material tem empolgado bastante gente e o que não faltam são projetos inspiradores. Estantes para TV, prateleiras de despensas e quartos, bancadas de escritórios e cabeceiras são algumas ideias onde o drywall pode ser utilizado.

drywall-4

Desvantagens

Infelizmente, o drywall não pode ser aplicado em ambientes externos por sua sensibilidade à água e aos raios solares. O espaço entre as placas pode servir como berçário para fungos, bactérias e insetos como o cupim. Para evitar, verificações regulares são sugeridas. A exposição à umidade excessiva também não é recomendada, por isso, ao instalar em banheiros, é necessário instalar cerâmicas para proteção extra. Ela também não é muito resistente a pancadas e a peso excessivo, então não abra mão de contratar especialistas para desenvolver um projeto com segurança.

Agora que você já sabe que o drywall pode ser uma ótima opção para sua obra, que tal dar uma olhada no nosso e-book exclusivo sobre os segredos para uma reforma sem traumas?