Arquitetura

Cozinhas com bancada para inspirar seus projetos

Compartilhe nas redes sociais:

As cozinhas com bancada são ótimas para garantir mais praticidade no dia a dia, sem deixar de lado a estética do ambiente.

Ter uma bancada traz várias vantagens, como facilidade na hora de cozinhar, espaço para colocar eletrodomésticos e um lugar a mais para se sentar e até fazer refeições. Sem contar que, além de funcional, as bancadas são um ótimo elemento decorativo.

Existem muitos modelos, materiais e estilos de cozinhas com bancadas. Se você tem dúvida sobre qual escolher ou quer ideias para se inspirar, continue lendo!

5 projetos de cozinhas com bancada

1. Bancadas em pedra

Um dos projetos preferidos tanto de moradores quanto de decoradores e arquitetos são as cozinhas com bancadas de pedra. Existem várias opções de materiais.

bancadas-cozinha-2

Um dos mais utilizados é o granito, que tem preço acessível, boa resistência, é fácil de limpar e muito indicado para uso diário, como um ambiente de cozinha.

Além disso, por ser natural, a pedra contém uma ampla variedade de padrões. Assim, você pode escolher aquela que mais tem a ver com o projeto decorativo de sua casa.

Outra boa opção são os compostos de quartzo, que são pedras industriais feitas de resina e quartzo. Silestone, quartzstone e topzstone são alguns exemplos. O ponto positivo é que, por serem sintéticos, eles têm baixa permeabilidade e tons uniformes. Contudo, devido à resina, não suportam temperaturas muito altas.

bancadas-cozinha-3

O mármore também é uma excelente opção e deixa o ambiente com ar nobre e sofisticado.

O mármore resinado é ainda mais recomendado para cozinhas com bancada. Isso porque a resina fecha os poros naturais da pedra, garantindo menor permeabilidade.

2. Bancadas em madeira

Outra opção de projeto de cozinha é fazer uma bancada de madeira. Além de apresentar boa resistência, a madeira é ótima para quem tem uma casa no estilo rústico ou com elementos de natureza.

Porém, é importante lembrar que a limpeza e a manutenção desse material exigem um cuidado constante. O contato com água e alta temperatura podem danificar a madeira.

Uma boa opção é utilizar uma bancada de madeira com a pia separada. Você também pode usar madeiras que tenham recebido tratamento para serem utilizadas em ambientes como a cozinha. Assim, você consegue um visual descontraído, aconchegante e do seu gosto.

bancadas-cozinha-4

3. Bancadas com acabamentos diferenciados

Além de escolher o material, você pode criar bancadas com acabamentos diferentes, dando autenticidade para a sua cozinha. Pode ser uma bancada com revestimentos nas laterais ou uma adega nos cantos da peça, por exemplo.

bancadas-cozinha-5

O uso de pastilhas também proporciona um visual cheio de estilo. Outra opção é usar tomadas e interruptores diferenciados para dar um toque final na sua cozinha com bancada.

A linha Sobrepor e Móveis & Pedras da WEG, por exemplo, oferece tomadas embutidas para móveis e pedras para que sua bancada conquiste um visual moderno e inovador.

bancadas-cozinha-6

4. Cozinha integrada à sala

O uso da bancada é uma ótima ideia para quem gosta de integrar a cozinha à sala. Em uma cozinha americana, por exemplo, a bancada como divisória é essencial.

bancadas-cozinha-7

Assim, os ambientes mais sociais da casa ficam separados por essa peça, mas ao mesmo tempo unificados, possibilitando melhor interação entre os convivas ou os moradores da casa.

Além disso, a bancada traz mais praticidade e funcionalidade para espaços integrados, facilitando a vida no dia a dia ou até mesmo em ocasiões especiais, como festas e eventos com amigos e familiares.

5. Cozinhas pequenas

Além das residências com cômodos integrados, as cozinhas com bancada são uma ótima opção para espaços pequenos. Muito funcional e útil, a estrutura serve para dividir os ambientes e até pode ser usada com uma mesa.

Balcões mais estreitos para não ocupar espaço ou uma bancada acoplada a nichos também são soluções práticas e inteligentes.

bancadas-cozinha-8

Outra opção é fazer uma bancada em L, que ajuda a aproveitar melhor o espaço de cozinhas compactas. Já se a cozinha for estreitada, basta projetar a bancada e o restante do ambiente em disposição linear para otimizar o espaço.

Gostou de alguma dessas cozinhas com bancada? Seja para o seu projeto de decoração, para uma criação arquitetônica ou para garantir praticidade e beleza em sua casa, não deixe de acompanhar o nosso blog e assinar a nossa news para mais dicas e informações!