Arquitetura

Cores de parede: como escolher o melhor tom

Compartilhe nas redes sociais:

Além de serem responsáveis por transformar os ambientes, as cores podem ter grande influência no estado emocional das pessoas. Por isso, a escolha da tonalidade de um espaço é de extrema importância. As cores de parede podem acarretar em inúmeras sensações.

Ou seja, por mais que possa parecer um detalhe meramente estético, é capaz de influenciar diretamente na energia do ambiente e consequentemente em como as pessoas que irão usufruir dele irão se sentir.

Leia também: Neo Mint é aposta da WGSN como cor do ano em 2020

Basicamente, são dois os grupos de cores existentes: as cores frias e as cores quentes. As cores frias são tidas como cores racionais e estão presentes na paleta do preto, branco, azul, marrom, cinza e bege. Já as cores quentes, que são consideradas cores mais emocionais, são as diversas tonalidades de vermelho, amarelo, verde, rosa e laranja.

cores-de-parede-2

Cores de parede

Para definir a cor que será utilizada em cada ambiente é preciso, primeiramente, definir sua função e tamanho. O ambiente em questão será de trabalho? Será de lazer? Qual a sensação que os usuários devem sentir ao usá-lo? Ele deve ser mais calmo, aconchegante? Ou ele deve ser mais alegre, estimulante?

Depois, é importante levar em consideração todo o mobiliário, existente ou não, que fará parte do espaço, além dos objetos de decoração, para que o todo fique em harmonia.

Essa harmonia pode ser alcançada, por exemplo, fazendo uso de uma única cor, mudando apenas a tonalidade, ou se a ideia é ter um ambiente sem contrastes, para obter uma boa composição, pode-se utilizar as cores que se encontram em sequência no círculo cromático. Além disso, uma boa opção é usar aquelas tonalidades que estão em lados opostos nesse círculo, essas cores são chamadas de complementares.

Saiba mais: As paredes pintadas meio a meio voltaram com tudo

Outro fator determinante na hora de escolher as cores de parede é o tamanho do espaço. Em ambientes pequenos, por exemplo, não se deve fazer uso de tonalidades vibrantes, pois essas transmitem a ideia de que o ambiente é ainda menor. O mais indicado, portanto, é optar por tons mais neutros e deixar que as cores vibrantes apareçam apenas nos detalhes.

Após ser feita a escolha da cor –e antes de realizar a compra definitiva- é imprescindível que seja feito um teste na parede a ser pintada com a tinta em questão, pois nem sempre a tonalidade indicada no catálogo será o resultado final.  A partir desse teste, não haverá dúvida e possíveis surpresas referentes à tonalidade.

cores-de-parede-3
Teste realizado para definição de Cor. Fonte: Studio²

Depois de escolher o tom correto, é preciso tomar alguns cuidados para que a pintura fique com um bom acabamento. Todas as imperfeições existentes na parede devem ser corrigidas, e para isso, deve ser feita uma demão total na parede com a massa corrida, fazendo com que a superfície fique o mais liso possível. Quando a massa já estiver seca, deve-se lixar bem e passar novamente a massa, mas dessa vez apenas nas imperfeições que forem notadas. Após a secagem, deve-se lixar novamente e retirar o pó. Para delimitar a área a ser pintada, é recomendável utilizar fita crepe. E então, após todas essas preparações, é possível iniciar a pintura e com isso renovar o ambiente.

Autor

O Studio² é um escritório de arquitetura de Curitiba que trabalha com arquitetura de interiores, projetos arquitetônicos, paisagísticos e de iluminação, que foi fundado em 2016 pelas arquitetas Cindy Maia e Flávia Steil. Ambas formadas pela PUCPR e com especialização em Arquitetura de Interiores e Design e Master em Arquitetura e Iluminação, respectivamente. O escritório conta com projetos assinados no Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e um projeto em Estocolmo, na Suécia. A equipe desenvolve tantos projetos presenciais quanto pela internet. Para conhecer o trabalho delas, acesse o Facebook do Studio².