Arquitetura

Como escolher tomadas e interruptores?

Compartilhe nas redes sociais:

Toda obra e reforma passa pela fase elétrica e aí vem o dilema: como escolher tomadas e interruptores? Nós já produzimos um guia de tomadas para você saber onde e quantas instalar por cômodo da casa, mas hoje nós vamos ver qual a cor, módulo ou estilo que melhor se encaixa com a sua decoração.

Atenção!

Primeiro, lembre-se de verificar a amperagem da tomada. Os módulos de 10 Amperes são para aparelhos de baixa potência, como televisão, e os de 20 Amperes são para aparelhos a partir de 1000 watts, como secador de cabelo e microondas.

Na hora de escolher as tomadas e interruptores, é preciso prever a quantidade que será utilizada, para não sobrecarregar a fiação elétrica. Considere as necessidades e também aparelhos usados esporadicamente, como aspirador de pó e aquecedor.

Sempre que possível, procure instalar esses itens próximos a portas, pias e bancadas de trabalho, como em banheiros e áreas de serviço. Para fazer esse levantamento, conte com o auxílio de um profissional eletricista.

Estilos de decoração

O estilo é algo muito pessoal, e cada detalhe faz a diferença para deixar um espaço com a sua cara, do jeito que você imaginou. As tomadas e interruptores, mais do que cumprir sua finalidade, compõem os ambientes como itens de decoração.

Para atender todas as preferências, hoje eles estão disponíveis em diversas cores, formatos e texturas, alinhando funcionalidade com designs variados. São modelos que vão do clássico ao contemporâneo, do elegante ao despojado.

Se o estilo é algo próprio e representa as particularidades de cada um, não existe uma regra geral na hora de escolher as tomadas e interruptores, mas algumas recomendações podem colaborar nesse processo.

Em paredes escuras, por exemplo, opte por acabamentos em tons parecidos e, nas mais claras, por interruptores mais discretos para dar harmonia ao ambiente. Ficou em dúvida? O branco é sempre uma escolha acertada, pois integra bem em qualquer composição.

Se a intenção é diversificar, tome o cuidado de utilizar um único modelo em cada cômodo, para não comprometer a harmonia com excesso de cores e texturas, poluindo a decoração.

Você pode variar os modelos em cada ambiente, utilizando por exemplo modelos mais básicos e clean na lavanderia, e investir em cores e texturas diferenciadas em ambientes como sala e quartos, onde as tomadas e interruptores ficam em maior evidência.

Confira a seleção que preparamos em diferentes cômodos de uma casa e como elas impactam na decoração.

tomadas-e-interruptores-2

tomadas-e-interruptores-3

tomadas-e-interruptores-4

tomadas-e-interruptores-5

tomadas-e-interruptores-6