Arquitetura

Como construir ou reformar pensando nos futuros bebês

Compartilhe nas redes sociais:

Se você descobriu que terá um bebê a bordo desse lar em breve, por mais que esteja irradiando felicidade aos quatro cantos do mundo, precisa aproveitar esses 9 meses para construir ou reformar sua casa ou apartamento para a chegada desse novo integrante da família.

Ainda que a chegada de um filho seja uma alegria, é um acontecimento que vem acompanhado de muitas mudanças e boa parte delas nunca passaram pela sua cabeça.

E não estamos falando apenas de organizar e decorar o quartinho do bebê! A decoração é muito importante, sem dúvida. Mas o conforto e a segurança de seu filho devem vir em primeiro lugar.

Por isso, separamos algumas dicas do que é essencial ser feito na hora de construir ou reformar a sua casa ou apartamento antes da chegada do bebê.

Segurança

Se tem uma coisa que dá trabalho com bebês é a proteção. É muito difícil conseguir acompanhar todos os passos e evitar incidentes que um tombo na quina do móvel ou um dedo na tomada podem ocasionar.

construir-ou-reformar

Por isso, a melhor solução é se planejar e usar protetores de quina e de tomadas. Eles podem ser discretos, transparentes ou como esses:

construir-ou-reformar

Reforma das instalações elétricas e hidráulicas

Ao construir ou reformar, você precisa ficar de olho nas instalações elétricas e hidráulicas de casa. Você pode não saber da importância de ter um sistema em bom funcionamento, mas ele evita infiltrações e o temido cheiro de mofo, que pode causar alergias e doenças respiratórias no bebê.

Além disso, não se esqueça de arrumar as fiações antigas ou aparentes, elas são um risco à segurança da criança. O número de acidentes e choques elétricos em crianças até 5 anos tem aumentado no Brasil, então fique alerta!

Higiene

Como os bebês e crianças são mais sensíveis e precisam de maior proteção, que tal investir em uma tecnologia que reduza os riscos de problemas de saúde da sua família?

Ideal para quartos infantis, a tecnologia NobaC®, que integra a linha de tomadas e interruptores Composé, é uma nanotecnologia antibacteriana ideal para ambientes que necessitam reduzir riscos gerados por infecções ou contaminações cruzadas.

construir-ou-reformar

Tinta atóxica

Seja para construir ou reformar, com pelo menos 4 ou 5 meses de antecedência do nascimento do bebê, é hora de dar um trato nas paredes. Na preparação, identifique focos de infiltração e partes mofadas ou danificadas para providenciar os reparos e depois, escolha tintas atóxicas. Esse é um passo fundamental para a saúde da criança e de toda a família.

Grades ou redes de proteção

Como os bebês crescem muito rápido, você pode prever antecipadamente a colocação de grades ou redes de proteção em janelas e escadas.

E já que eles adoram escalar e fazem isso com facilidade e rapidez, é fundamental mudar a disposição dos móveis para evitar que sofás, poltronas ou cadeiras fiquem sob as janelas.

Boa iluminação

Evite luzes fortes no quarto da criança. Uma iluminação suave deixa o ambiente aconchegante e evita o excesso de estímulo para os olhos que estão em desenvolvimento.

Um dimmer, controlador que permite regular a iluminação no ambiente, é a solução perfeita. Assim você regula a quantidade de luz, cria uma atmosfera serena e ajuda a criar uma rotina para o sono, mesmo durante as atividades noturnas.

Além do foco principal de iluminação com dimmer, acrescente pontos de luz em outros locais do quarto, conforme a necessidade. Uma luminária com haste flexível para direcionar a luz no trocador e um abajur lateral para a hora de ler histórias são escolhas bem úteis.

Se você já cuidou de todos esses detalhes, agora pode partir para a decoração do quarto do bebê. Falando nisso, você já ouviu falar em quarto Montessoriano? É um princípio que dá às crianças a oportunidade de se deslocar pelo seu espaço, seguir sua curiosidade e ter a liberdade de fazer o que quiser. Confira aqui!