Arquitetura

Casa container: confira 4 projetos e dicas de construção

Compartilhe nas redes sociais:

Já conhece o conceito de casa container? Esse tipo de construção tem ganhado espaço apresentando-se como uma grande tendência de arquitetura contemporânea.

Elas são ótimas opções para ter uma casa diferente, moderna e com um custo relativamente menor.

Por isso, neste post, iremos explicar todas as vantagens de investir no modelo, além de dar dicas de projetos e construção para você.

Quais são as vantagens da casa container?

A casa container é versátil, prática, inovadora e oferece a possibilidade de ter uma residência com economia. Além disso, há vantagens como:

  • Possibilidade de trabalhar com construção modular, investindo conforme sua necessidade e capacidade e expandindo futuramente se necessário.
  • É mais sustentável e, ao reaproveitar containers de carga, proporciona diminuição de danos ao meio ambiente.
  • Permite alta customização e relativa rapidez na instalação e na montagem, proporcionando trabalhar com projetos criativos e totalmente modernos.
  • Mobilidade. Embora exista o processo de montagem e transporte adequado (utilizando caminhões munck), a casa container pode ser levada para outro terreno caso o proprietário se mude.
  • É muito mais fácil de reformar. Se quiser mudar sua casa, pode ser muito mais simples substituir e realocar os containers colocando-os em novas posições e criando outras configurações.

Que modelos de containers são utilizados?

Após chegar até aqui e saber das vantagens de investir em uma casa container, é hora de entender os tipos de containers e as diferenças entre eles. Isso porque nem toda casa container é feita com a mesma estrutura. Uma casa desse tipo pode ser feita a partir de um container de madeira ou de metal, sendo que o segundo é o mais comum.

Existem muitos modelos com várias nomenclaturas, tamanhos e especificações. Mas, em geral, podemos destacar os containers Dry Box (de 20 e de 40 pés), o High Cube (40 pés), o Graneleiro Dry 20 pés, Flat Rack (20 e 40 pés) e o container Open Top (20 e 40 pés).

Os mais comuns para casa são os Dry Box ou High Cube, por conta da altura que é maior.

As diferenças, como você pode imaginar pela descrição, são relativas a tamanho, comprimento e também aberturas.

O container de 20 pés é menor, apresentando 5,9 m em sua extensão. Já o de 40 pés é do comprimento de 12 m.

O High Cube tem em média 2,89 m de altura, enquanto Dry Box fica na faixa de 2,39 m, com Dry Standard variando de 2,59 m, a 2,69 m, porém, ainda assim, oferece conforto para transitar pela casa dependendo do cômodo que se quer fazer.

O Graneleiro atinge 2,37 m de altura, e o Flat Rack, 2,59, sendo que este último não tem teto nem laterais, por isso pode ser ideal para compor as áreas externas de uma casa container, como varanda.

Dependendo do projeto escolhido, você pode mesclar containers de diferentes tamanhos para criar os desenhos da construção e diferentes cômodos.

É importante entender também a preparação correta do terreno. Alguns cuidados especiais devem ser tomados na hora de executar um projeto de casa container. Um dos principais diz respeito à impermeabilização do solo, análise da regularidade do terreno para definição de qual fundação usar e utilização de calços.

Sim, um container também vai precisar de fundação, principalmente se o terreno for inclinado para que haja maior estabilidade na construção. Um profissional da área poderá avaliar caso a caso e dizer qual é a mais recomendada.

Por fim, vale lembrar que ter um projeto bem feito é essencial, pois isso permitirá calcular e instalar sistemas sob medida para a residência, bem como analisar a altura ideal das tomadas, o sistema hidráulico e tudo que for necessário para a casa funcionar.

Projetos para se inspirar

Agora conheça 4 projetos para você tirar ideias e se inspirar na construção da sua casa container:

1- Prédio de apartamentos na África do Sul

Para quem pensava que a ideia de casa container ficasse restrita apenas a uma construção isolada, este projeto é surpreendente.

Nele, vemos que é possível fazer apartamentos com containers, sobrepondo as casas, em uma estrutura bem parecida com a de um prédio convencional.

Com 6 andares, essa construção utilizou 140 containers e é feita para ser residencial em um bairro popular de Joanesburgo. Opção criativa, de baixo custo e de grande funcionalidade.

2- Starbucks em Taiwan

O Starbucks, a famosa rede de cafés, foi além na ideia e, em Taiwan, abriu um espaço construído com containers intercalados, criando um visual totalmente inovador. As cores escolhidas, com o branco predominando, e o vidro deram um tom de charme à cafeteria.

Assim, os clientes também são atraídos pela curiosidade do projeto.

3- Manifesto House no chile

Este projeto de construção no Chile é assinado pelos arquitetos James & Mau e pela empresa Infiniski com containers revestidos por madeira.

Ele reúne beleza e sofisticação com a utilização de vidros e área de ampla abertura. Porém, internamente, faz um contraste deixando um ar mais rústico com os containers à mostra.

Um desenho totalmente novo, com piso queimado e neutralidade nas cores, torna o ambiente aconchegante e vintage.

4-New build

Por último, esta casa container projetada por Todd Miller esbanja requinte. Utilizando 31 containers, tem três andares, escritório, academia e até piscina. A New Build é um marco da eficiência construtiva dos containers.

O projeto de iluminação também é inspirador, dando à casa um ambiente totalmente acolhedor e luxuoso.

E aí? Você se encantou com essas dicas inspiradoras? Aproveite para baixar nosso e-book e veja um passo a passo para o seu projeto elétrico.