Arquitetura

8 Dicas para fazer um planejamento de obras eficiente

Compartilhe nas redes sociais:

Um planejamento de obras é fundamental para o sucesso de uma construtora, isso porque ele contempla diversas etapas que podem garantir que a obra seja executada dentro do prazo esperado.

Ele envolve a atribuição de funções, estimativa de mão de obra, materiais, além de planejar os gastos e antecipar possíveis contratempos que podem surgir ao longo da construção da obra.

Entenda a importância de se fazer um planejamento de obras e como fazer:

Por que ter um planejamento de obras é fundamental?

Na construção civil, fazer um bom planejamento de obras garante o sucesso da sua obra, pois permite que você não seja surpreendido com as adversidades e consiga que ela seja efetuada dentro do tempo de execução e orçamento esperados.

Com todas as informações previamente reunidas, é possível levar em consideração o surgimento de potenciais imprevistos e mantê-los sob controle, prevendo as entregas e mantendo as atividades dentro do prazo.

Etapas para um planejamento de obras eficiente

Existem diversas maneiras de como fazer um planejamento de obras eficiente. Reunimos as principais etapas que devem conter no seu planejamento para garantir que sua obra seja executada de maneira esperada.

Um bom ponto de partida é detalhar o orçamento da sua obra, sendo essa etapa de grande importância para saber exatamente quanto se pretende desembolsar.

A regularização da obra é uma parte muito importante. Uma obra que não esteja totalmente regularizada pode receber multas, notificações e ainda ser embargada, gerando grandes prejuízos.

É necessário conseguir todas as permissões e licenças o quanto antes, pois, devido à burocracia, os prazos podem atrasar. Sendo assim, regularizar a obra impede que você passe por grandes sufocos e prejuízos.

Nesta etapa, é definido em detalhes o método construtivo e o cronograma da obra como um todo. Depois da definição do método construtivo, divida a obra em etapas e tarefas e realize o levantamento dos serviços a serem executados. Lembre-se sempre de que é importante acrescentar uma margem para eventuais infortúnios.

Faça o levantamento dos quantitativos de cada serviço, pois esse levantamento serve como uma base para o orçamento dos insumos, como os materiais e a mão de obra. Um erro nessa etapa pode se estender por todo o planejamento, então, durante sua execução, preste bastante atenção e tenha muita organização.

Para realizar esta etapa, multiplique as quantidades de serviços pelas suas composições de custos unitários. Assim é possível encontrar uma estimativa de custos com mão de obra, materiais e equipamentos.

O cronograma físico ajuda a estimar o tempo que todas as atividades da obra devem demorar para serem concluídas. Para evitar frustrações, lembre-se de que dificilmente um cronograma ocorre exatamente como o planejado, pois há diversos fatores que podem influenciá-lo, como o atraso de fornecedores e o atraso na obra devido ao mau tempo.

Levando o cronograma financeiro como base, é possível se preparar financeiramente e controlar as entradas de receitas e os pagamentos de despesas. Sendo assim, é possível mapear as atividades e seus custos, saber previamente quanto tempo os serviços durarão e quanto custarão.

A execução de toda a obra precisa ser acompanhada e avaliada de perto com certa frequência. Somente assim é possível garantir o sucesso do seu planejamento de obras. É fundamental garantir que existam profissionais de excelência na equipe.

Desapegue dos prazos quando verificar que o previsto está longe de se realizar, adapte-se e ajuste-os conforme a nova realidade.

Um bônus: as ferramentas de realidade aumentada também são ótimas para auxiliar no planejamento e execução da obra.

Mesmo com um bom planejamento de obras, você não está isento de passar por contratempos ao longo da execução do seu empreendimento. Não é possível controlar um mau tempo que impeça dias de trabalho ou então atraso de materiais.

Ainda assim, o uso do planejamento de obras ajuda a passar por grandes sufocos e garante que o planejado continue. Leia na íntegra o nosso artigo “8 razões que comprovam que a WEG é a parceira ideal das construtoras