Arquitetura

5 ideias para tornar a casa mais acessível a pessoas portadoras de necessidades especiais

Compartilhe nas redes sociais:

Uma casa acessível é fundamental para tornar a rotina das pessoas portadoras de necessidades especiais mais confortável e segura.

Tendo em vista essa realidade, preparamos algumas dicas que são simples de aplicar, mas fazem toda a diferença!

Que tal descobrir como você pode promover essas melhorias em sua moradia a partir de agora? Confira estas ideias para deixar a casa mais acessível!

Como deixar a sua casa mais acessível?

Para tornar a casa mais acessível, alguns pontos são indispensáveis, começando pelo planejamento do ambiente. Se estiver construindo, você já pode fazer isso antes mesmo de morar.


Caso o imóvel já esteja em funcionamento, pequenas reformas ou ajustes podem dar conta de proporcionar uma boa estruturação.

Ideias para deixar a casa mais acessível

1-   Atente-se à altura das tomadas e dos interruptores

Este é um dos pontos centrais, pois assim você permite maior autonomia ao portador de necessidade especial.


Caso a pessoa utilize cadeiras de roda, por exemplo, é inadequado manter tomadas e interruptores em uma altura muito alta ou muito baixa. Desse modo, ela teria que se deslocar além do necessário ou fazer movimentos de risco para alcançá-los.

Por isso, o ideal é sempre manter uma altura média, que seja de bom acesso a ela.

Procure também investir em modelos que tenham a ver com seu estilo, unindo funcionalidade com personalidade para o cenário.

Conheça as linhas de tomadas e interruptores da WEG clicando aqui.

2- Instale barras de apoio

Nos lugares de maior circulação, como corredores, coloque sempre barras de apoio. Isso garante segurança ao portador de necessidade especial, mesmo que haja alguém ajudando.

Principalmente no banheiro, esse item servirá de base para que seja possível fazer movimentos maiores, sem risco de queda. Por ser um ambiente molhado, a possibilidade de deslizar e cair é sempre maior, por isso, todo cuidado é pouco.

Busque sempre instalá-las também na altura certa para os usuários e bem fixadas na parede.

3- Use persianas automatizadas

Outra medida que auxilia bastante a tornar a casa mais acessível é utilizar persianas automatizadas.


Além de sofisticadas, elas possibilitam que a pessoa abra ou feche esse utensílio, que serve como cortina, sem a necessidade de fazer tudo manualmente.

Isso evita que o portador de necessidade especial se locomova mais do que o necessário e faça um esforço maior.

Sem contar que é prático e moderno para todo mundo. Você pode escolher uma que tenha exatamente o design que mais valorize sua casa.

Ao utilizar o Módulo Relé Para Controle de Persianas Wi-Fi da WEG Home, é possível abrir e fechar as persianas por meio de um aplicativo para Smartphone, possibilitando acionar por comando de voz ou pela palma da mão.

4- Aposte em sensores e relés para iluminação

Uma moradia mais acessível também conta idealmente com sensores de iluminação para acender e apagar luzes.

Essa opção traz comodidade aos moradores, porque “acompanha” os movimentos e providencia as condições ideais para cada momento.

É como se tivesse sempre alguém para oferecer esse suporte, só que tudo é feito de modo automático.

Outro ponto positivo é que isso pode inclusive ajudar na economia, evitando que luzes fiquem acesas desnecessariamente.

Aproveite e conheça o Sensor de Movimento WHOME da WEG Home que funciona por meio de um sensor infravermelho de alta precisão.

Você também pode utilizar relés inteligentes para iluminação que permitem controlar o acionamento das luzes pelo smartphone ou por comando de voz. Como o Relé Interruptor WHOME da WEG Home, que ainda pode ser configurado para acender e apagar as luzes em horários predefinidos.

5- Utilize pisos antiderrapantes

Por fim, busque ter pisos antiderrapantes de preferência em toda a residência ou prioritariamente em áreas úmidas, como lavanderia, quintal e banheiros.

Em geral, existem opções que, por terem ranhuras, já oferecem maior segurança quanto a isso. Especialmente em áreas externas e, como dito, nas que são molhadas, esse cuidado é essencial.

Caso já tenha pisos instalados nesses locais, pense em colocar adesivos antiderrapantes, o que evita uma reforma, caso não seja possível fazê-la.


Também procure sempre deixar os espaços o mais livre possível. Não permita bagunça acumulada, brinquedos jogados ou objetos que possam atrapalhar a passagem para que não ocorram acidentes.

Isso também vale para os móveis: deixe sempre o que for essencial ao alcance para que a pessoa não precise levantar demais nem usar escadas.

Gostou dessas ideias para deixar sua casa mais acessível aos portadores de necessidades especiais? Conheça também as nossas soluções para tomadas e interruptores que vão lhe ajudar a fazer isso com muito estilo!