Ciente de que investir em ações de economia de energia é mais viável do que investir na expansão do sistema elétrico, a Celesc desenvolveu em 2018 o Programa Bônus Motor, que promoveu a eficiência energética com a substituição de motores antigos ou recondicionados por motores novos, mais modernos e eficientes, utilizando um sistema de bônus financeiro de até 40%, variável em função da potência do motor antigo. É uma maneira muito simples de reduzir drasticamente o investimento necessário para comprar um motor de alta eficiência que proporcionará economia de energia substancial, permitindo que seus participantes consumam menos eletricidade e aumentando sua competitividade.

Entre os resultados do Programa Bônus Motor, uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), coordenado pela Celesc e operado pela WEG, estão a substituição de mais de 1,7 mil motores em Santa Catarina, o que representou uma economia total de 18,64 GWh por ano e uma redução de consumo no horário de ponta de 2,4 MW. Essa economia corresponde ao consumo de aproximadamente 7,5 mil moradias no mesmo período. Os clientes participantes tiveram um bônus médio de 33,78% na troca de seus motores.

Todos esses benefícios aconteceram através do Programa de Eficiência Energética (PEE), reconhecido mundialmente e referência em promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia por meio de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia.

Ao promover iniciativas de eficiência energética em motores elétricos, programas premiados pela Association of Energy Engineers® (AEE), como o Bônus Motor da Celesc, mostram o importante trabalho que está sendo feito em energia em todo o mundo. Para a WEG, a oportunidade de operar um programa como o Bônus Motor, em parceria com a Celesc, foi mais um motivo de orgulho, pois o programa contribuiu para o aumento dos índices de eficiência energética em Santa Catarina, Estado onde fica a matriz da multinacional brasileira.

O AEE World Energy Conference 2020 é um prêmio internacional e será apresentado virtualmente na quarta-feira, 14 de outubro, através do site world.aeecenter.org.