Para reconhecer as empresas que se destacaram mundialmente pela excelência na implementação dos princípios e práticas KAIZEN™, o Kaizen Institute promoveu a 4° Edição do Prêmio Global KAIZEN™, em uma cerimônia virtual no dia 22 de novembro de 2022.

Os indicados ao Prêmio representam 11 países e, representando o Brasil, o Departamento de Produção Drives da WEG Automação foi escolhido por seu projeto Linha Integrada de Manufatura (LIM) na fábrica de drives, recebendo o prêmio de 2° lugar. A companhia participou em três edições do prêmio nacional e em todas as vezes foi contemplada com o 1º lugar.

Cada unidade de negócio do Kaizen Institute indica o vencedor de uma de suas categorias locais do prêmio para o Prêmio Global KAIZEN™. O candidato (organização) é avaliado em sua maturidade KAIZEN™. A avaliação é baseada na observação, realizada por avaliadores experientes, avaliando a aplicação dos cinco princípios KAIZEN™: Crie valor para o cliente; Deixe fluir; Seja orientado ao gemba; Capacite as pessoas; e Seja científico e transparente.

Foi um trabalho longo para a WEG com a disseminação da cultura lean na fábrica e a implantação de diversos projetos de melhorias. Depois de mais de 10 anos nessa jornada desenvolveu-se a maturidade suficiente para um novo salto de melhoria, o que possibilitou a realização de um sonho antigo de conectar todos os processos de manufatura do produto. Surge assim o conceito das linhas integradas de manufatura, ou simplesmente LIM.

Para a WEG, ser indicada para participar do prêmio global é uma grande honra que demonstra sua capacidade em melhorar continuamente e implantar processos segundo a filosofia enxuta. Como consequência do trabalho em equipe obteve-se ganhos significativos na produtividade, no lead time e nos indicadores de qualidade.