O Workshop é realizado anualmente pela Revista Minérios & Minerales para exposição de trabalhos executados e novas tecnologias empregadas no segmento pelas principais mineradoras do país, mostrando o cenário da cadeia produtiva e tendências do momento em mineração.

Segundo a ABESCO, 10% de toda energia elétrica gerada no Brasil é desperdiçada, e como em mineração de 90% desta energia elétrica é consumida por motores elétricos, a WEG abordará em sua palestra a migração do rendimento mínimo IR3 para motores elétricos e os impactos positivos desta migração. De acordo com a ABRAMAN, o parque industrial brasileiro possui idade média de 17 anos e, com essa atualização de rendimento as plantas ganharão muito em eficiência operacional.

Além disso, com a utilização da inteligência virtual e conectividade, a Indústria 4.0 possibilita a saúde do motor elétrico seja interpretada de forma mais fácil e em qualquer lugar, promovendo maior eficiência na manutenção preventiva dos motores, uma vez que permite a identificação do equipamento que pode apresentar falhas futuras, ocasionando uma manutenção mais rápida e eficiente e reduzindo riscos aos funcionários nas intervenções em locais de difícil acesso, NR12 e NR35.

Já homologado pela Anatel, a WEG apresentará no evento o WEG Motor Scan, sensor instalado em vários clientes do segmento de mineração, dentre eles os maiores players do segmento de ferrosos e não ferrosos. Um dos principais benefícios apresentados pelos usuários é a facilidade do diagnóstico sem a necessidade de desacoplar, já que no WEG Motor Scan o monitoramento do nível RMS de vibração e a avaliação de tendências e padrões de funcionamento são usados para indicar alterações circunstanciais ou permanentes na aplicação.

Outra solução que será destaque no evento será um algoritmo de controle implementado pela WEG que permite grande economia de energia no acionamento de motores com inversor de frequência. O conceito desta tecnologia se fundamenta em modular o torque disponível através do controle da tensão entregue ao motor conforme o nível de carga aplicada ao mesmo e esta solução tem gerado cerca de 33% de economia de energia em máquinas pesadas.

Também buscando maior eficiência nas plantas de mineração, a WEG lançou um sistema para controle de levantamento das escovas para os motores de anéis que será abordado no evento. Este sistema incorpora toda a lógica de funcionamento, recursos para investigação de falhas e acompanhamento de operação via IHM e prevenção de manobras indevidas, simplificando e reduzindo os custos de instalação, operação e manutenção do motor. Para realizar a lógica de operação de forma simples, possui método de operação através de CLP, em conjunto com componentes que viabilizam o funcionamento e facilitam a manutenção. O monitoramento da operação e de eventuais falhas são automaticamente apresentados no display do CLP para que o usuário possua controle total sobre o desempenho deste sistema.