Retornar para Minha Conta
Uma empresa em operação acaba naturalmente gerando impactos na sociedade, principalmente nas comunidades localizadas em seu entorno, e possui responsabilidades nesse sentido. Os impactos gerados podem ser positivos, que vão da promoção de emprego com impacto na economia local a atendimento de demandas locais para o desenvolvimento sustentável dessas comunidades, quanto negativos, que podem ocasionar impactos sociais, ambientais e econômicos danosos à população local.
Nosso cenário nesse contexto é de operações em 46 parques fabris localizados em 12 países, de diferentes culturas e realidades, onde as comunidades locais possuem impactos e necessidades diferentes.
Algo que para nós facilita nesse processo é que nossa boa relação com as comunidades locais é algo cultural, que já vem desde os primeiros anos de nossas atividades, mediante posicionamento de nossos fundadores. Um exemplo é o CENTROWEG (Centro de treinamento de menores), primeiro grande projeto que iniciou em 1968 e se mantém muito relevante para a Companhia até hoje.
Outro exemplo de nossa atuação nesse sentido foi o “Círculo de Integração Social – CIS”, criado em 1980, programa necessário na época que era formado por esposas dos diretores e coordenado por uma Assistente Social, se desenvolveu através uma pesquisa chamada “Socioeconômica”, que conhecia a realidade dos colaboradores em sua casa. Com os resultados, a empresa passou a desenvolver programas voltados à qualidade de vida dos colaboradores e sua família de forma assistencial e preventiva através de orientações. O programa durou 25 anos.
São exemplos de como esse histórico de boa relação com a comunidade foi muito importante para nossa cultura interna de relacionamento com as comunidades locais, nos ajudando nos riscos, oportunidades e novos desafios dos dias atuais.
Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento pelas causas de interesse social e comunitário, melhorando a qualidade de vida das pessoas tocadas por essa ação. O voluntariado é uma via de mão dupla, onde não estão em jogo só generosidade e doação pessoal, mas também abertura para novas experiências, oportunidade de aprendizado, prazer em se sentir útil, ampliação das redes sociais e desenvolvimento profissional.
A WEG acredita que um dos ingredientes essenciais no voluntariado é a experiência do voluntário, a bagagem que ele traz de suas experiências profissionais e vivências na família e comunidade.
Acreditamos também que, para ser voluntário, é preciso ter motivação e interesse na atitude de ajudar o próximo.
Os programas do Coração Voluntário WEG oferecem oportunidades aos colaboradores que queiram participar ativamente na comunidade, transmitindo conhecimento através de suas experiências e habilidades acumuladas em sua vida. As AÇÕES SOLIDÁRIAS, assim denominadas, são projetos e eventos que acontecem ao longo do ano e são oferecidas aos voluntários. Em 2022, fechamos o ano com 2.415 colaboradores cadastrados no nosso banco, dos quais 1.059 participaram de pelo menos 1 (uma) ação solidária, contabilizando 11.429 horas de atuação nas 158 ações realizadas na comunidade, impactando mais de 74.346 pessoas.
Voltado a crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio. Os voluntários vão à sala de aula, onde, por meio de palestras, transmitem conceitos de empreendedorismo e noção do ambiente empresarial que contribuem na formação de futuros profissionais. Também executam cursos pontuais em escolas, como exemplo os temas: Vamos falar de Ética, Meu Dinheiro Meu Negócio, entre outros. Programas estes usando a metodologia Junior Achievement.
Desenvolve um papel de facilitador do conhecimento, orientando e auxiliando os visitantes nos aplicativos interativos, mediando os experimentos científicos, compartilhando sua experiência profissional e a história da WEG.
São bastante ativos em Programas como: Ações educativas para alunos das escolas públicas; Atividades lúdicas no programa de férias no Museu; Monitoramento de atividades interativas para colaboradores e seus familiares que participam do programa Família no Museu; entre outras.
Nestas ações, a entidade tem a possibilidade de apresentar suas necessidades de voluntariado, a WEG divulga entre seus colaboradores e os colaboradores tem a oportunidade de ajudar a comunidade.
Para a entidade solicitar voluntários, elas devem ser instituições privadas sem fins lucrativos com cunho filantrópico, oriundas das cidades onde a WEG possui operação industrial, e preencher a ficha:
INSCREVA SUA DEMANDA DE VOLUNTARIADO
A WEG busca impactar positivamente nas comunidades locais onde está inserida.
A Política de Investimentos Social, busca dar suporte às propostas de projetos sociais, que tragam desenvolvimento em inclusão social, saúde, educação e cultura, os quais são importantes para estimular uma sociedade mais justa, com mais oportunidades e qualidade de vida para as pessoas.
Definindo critérios e procedimentos para aplicação de recursos financeiros, humanos e materiais em Investimento Social, estabelecendo relacionamento com a comunidade em ações sociais, alinhadas a nossa Missão, Visão, Propósito e Valores da WEG.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Grupo de Investimento Social da WEG, através do email: comunidade@weg.net
Investimos R$20.700.000 (vinte milhões e setecentos mil reais) em 95 projetos apoiados em 2021, sendo que, 75% dos recursos são direcionados para a microrregião de Jaraguá do Sul, onde concentra-se em torno de 50% do número de colaboradores do grupo.