Dentro de um trabalho conjunto, onde a Lippel produz as máquinas e a WEG os painéis elétricos de controle, são fabricados sistemas para a compactação e briquetagem de resíduos industriais, que viram combustível. Casca de amendoim, de arroz, palha de milho, serragem e bagaço de cana, entre outros, são transformados em briquetes, um biocombustível sólido e ecológico, com alto poder calorífico, que substitui a queima de madeira.

Considerados mais dedicados e compactos, os painéis de comando dos sistemas de produção de briquetes foram desenvolvidos pela seção de Vendas de Chaves Especiais da unidade de Automação da WEG, de acordo com as necessidades da Lippel, proporcionando a padronização do produto, agilidade no atendimento, suporte técnico, treinamento e busca constante por melhorias.

Para o gerente executivo da Lippel, Samoel Zilse, a parceria com a WEG se transformou em referência para a empresa. “Com os painéis elétricos da WEG tivemos uma melhora considerável na qualidade do produto, além do custo e padronização. A WEG também presta atendimento ao nosso cliente, sempre em busca de soluções viáveis”, acrescenta Samoel.

De acordo com o gerente de Vendas de Chaves Especiais da unidade de Automação da WEG, Manfred Johann, fazer a customização e entregar ao cliente aquilo que ele necessita é uma característica da WEG. “Temos uma equipe formada para analisar as necessidades de cada cliente, desenvolvendo, modificando ou adaptando as soluções”, ressalta.

Os briquetes são utilizados por vários segmentos como pizzarias, hospitais, residências e indústrias. São fáceis de ser estocados e substituem os combustíveis fósseis, gerando grandes vantagens ambientais.

Vantagens no uso de briquetes

São muitas as vantagens no uso do briquete como combustível para geração de calor e vapor. Considerado uma fonte de energia limpa, ele possui o menor índice de poluição comparado a outros combustíveis. Também é uma fonte renovável de energia, já que é feito de resíduos vegetais, contribuindo para a limpeza do meioambiente. Não possui conservantes, produtos químicos, aditivos ou colas, e não emite fumaça tóxica nem cheiro.

O briquete pode ser usado para a queima no mesmo sistema da lenha. Usando uma tonelada de briquete, além de não emitir carbono, são preservadas dez árvores (com 6 m de altura e 1,6 m de circunferência de tronco) que continuam removendo CO2 do ar pela fotossíntese, ajudando ainda mais a evitar impactos ambientais. Cada uma dessas árvores absorve em média 22 kg de CO2 por dia. A troca do combustível fóssil por briquete é incentivada pelo governo brasileiro e pode representar até 60% de economia em energia.

Comparativo de combustíveis

Quantidade relativa de combustível para a produção de 18,5 MBTU, sendo que 1 MBTU é igual a 252.000 Kcal.

Briquete Lenha Cavaco Verde Óleo BPF 1A GPP Gás Natural
1 ton. 2 ton. 2,3 ton. 500Kg 404 Kg 510 Kg

Os painéis de comando dos sistemas de produção de briquetes foram desenvolvidos pela WEG de acordo com as necessidades da Lippel, proporcionando a padronização do produto, agilidade no atendimento, suporte técnico, treinamento e busca constante por melhorias.