Pela Segunda vez a WEG entra para o ranking das 2000 melhores empresas do mundo da revista Forbes. O Forbes Global 2000, realizado desde 2003, é baseado em uma combinação de indicadores que incluem vendas, lucros e valor de mercado.

Estreando no Ranking em 2008 a empresa avançou 216 colocações, ocupando agora a posição 1.648 entre as mais rentáveis companhias do mundo. A lista é liderada pelo banco JP Morgan, seguido de outras três empresas americanas: General Eletric, Bank of America e Exxon Móbil.

Mesmo com a fusão de grandes empresas nacionais que figuravam no último Ranking como Unibanco e Banco Itaú e Sadia e Perdigão, o número de empresas brasileiras aumentou de 31 no ano passado, para 33 este ano. Entre as estreantes estão Fibria Celulose, Cielo, Banrisul, Net serviços, Fosfértil e Sul America.

A empresa brasileira mais bem colocada é a Petrobras que subiu da 25ª para a 18ª posição. As empresas americanas juntas somam um quarto do Ranking além de monopolizar as quatro primeiras colocações. Os bancos continuam dominando o Global 2000 com 308 companhias listadas seguidos pelo setor de Petróleo e Gás com 115 companhias.

Bradesco (51ª), Banco do Brasil (52ª), Vale (80o) e Itausa (82ª) são as outras brasileiras que figuram entre as 100 maiores empresas. A Forbes classifica as maiores companhias do mundo a partir de um cálculo que reúne diversos indicadores, entre eles: crescimento de vendas e lucro no curto e no longo prazo, retorno sobre capital, dívida sobre capital, retorno total em cinco anos, ações negociadas nos EUA.

Top 10 Global Forbes 2000

1º - JPMorgan Chase
2º - General Electric
3º - Bank of America
4º - ExxonMobil
5º - ICBC
6º - Santander
7º - Wells Fargo
8º - HSBC
8º - Royal Dutch Shell
10º - BP (British Petroleum)