Nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2022, a WEG realizou de forma online a segunda edição do SIX SIGMA SUMMIT, um evento interno que tem como objetivo divulgar os resultados obtidos pelo Programa Six Sigma da WEG no Brasil e no Exterior, além de compartilhar conhecimentos através de apresentações de projetos, workshops, fórum de discussão e palestras com especialistas de empresas parceiras e de instituições de ensino.

Segundo Vitor Marcon, Gerente do Departamento Sistema da Qualidade e Certificações da WEG, “Foram 3 dias com bastante conteúdo e com aspectos muito positivos no que diz respeito à cultura do Six Sigma e à troca de experiências com todas as unidades do grupo WEG, além da sinergia com os demais programas e metodologias da companhia.

O evento contou com a participação de mais de 1400 colaboradores de todos os segmentos de negócio da WEG do Brasil, México, Portugal, China, Estados Unidos, Índia, Áustria e Alemanha, com a participação externa da Universidade Politécnica de São Paulo (Poli-USP) e das empresas Bayer, Whirlpool, Santander e Magma.

Além de compartilhar conhecimentos e resultados, o evento contribui para manter as pessoas engajadas na utilização da metodologia com foco em melhorar a performance dos produtos e processos da WEG, estimulando ainda o benchmarking entre unidades WEG e observância da aplicabilidade destas práticas por outras empresas e instituições.

Sobre o Programa Six Sigma da WEG:

A Metodologia Six Sigma é um conjunto de técnicas e ferramentas que tem o propósito de melhorar sistematicamente os processos e produtos, atuando na conformidade e confiabilidade. Sua abordagem é focada na satisfação do cliente e na busca da Competitividade, Qualidade, Sustentabilidade e Tecnologia.

Desde de 2015, o Programa Six Sigma da WEG tem ação sobre todas as divisões da empresa (Motores, Energia, Automação, Transformadores e Tintas) e atua globalmente, onde capacitou cerca de 1900 colaboradores para a aplicação da metodologia Six Sigma nas modalidades Master Black Belt, Black Belt, Green Belt e Yellow Belt, além de capacitar mais de 800 gestores na modalidade Six Sigma Champion.

Neste mesmo período foram realizados mais de 1400 projetos de melhoria, aumentando a qualidade dos produtos e processos, reduzindo desperdícios e colaborando com a sustentabilidade do negócio.

Durante o ano de 2022, foram encerrados 297 projetos nas mais diversas áreas da empresa. Neste ano a WEG investiu também na capacitação de seus fornecedores, com o programa Six Sigma for Suppliers, onde colaboradores de 10 empresas foram treinados na metodologia Six Sigma em nível Green Belt, realizaram seus projetos para certificação e obtiveram resultados que vão colaborar para melhorar a qualidade, eficiência, produtividade e competitividade gerando benefícios em toda a cadeia.