Foto: Marcos Portos

A multinacional catarinense WEG disponibilizou soluções personalizadas para a Vila da Regata em Itajaí/SC, onde ficarão os competidores do The Ocean Race 2023, evento que reúne os melhores velejadores do mundo em um percurso ao redor do globo.

A disputa iniciou em janeiro na cidade espanhola de Alicante, continuou até a Cidade do Cabo (África do Sul) e atraca na cidade de Itajaí/SC a partir de abril. A cidade brasileira é a única da América Latina inclusa na rota e receberá cinco barcos competidores da classe IMOCA no Ocean Live Park, nome dado à Vila da Regata, onde os velejadores permanecerão por 22 dias até o próximo destino, em New Port, nos Estados Unidos. Ao todo, os barcos visitarão nove países em seis meses.

Atendendo as diretrizes de um evento inteiramente sustentável, a companhia desenvolveu com seu time de engenheiros, um conversor eletromagnético de frequência que possibilita as equipes participantes o uso de energia elétrica de forma sustentável durante a estadia no Brasil. A solução possibilita reduzir a frequência padrão do Brasil de 60Hz para o padrão europeu de 50Hz. Além disso, a companhia disponibilizou três transformadores e quatro estações de recarga da linha WEMOB para mobilidade elétrica na cidade.

Assim como o conversor eletromagnético, as soluções disponibilizadas garantem ao Ocean Live Park o uso de energia limpa, evitando a queima de combustíveis fósseis e, consequentemente, atendendo a demanda de sustentabilidade da competição.

Para nós é uma satisfação contribuir com um evento da proporção do The Ocean Race, que assim como a WEG, possui um olhar atento para a sustentabilidade. Iniciativas como essa colocam em prática o nosso compromisso de contribuir na construção de um mundo cada vez mais eficiente e sustentável”, destaca Daniel Marteleto Godinho, Diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da WEG.

Durante o percurso, são organizados eventos denominados Ocean Summits, iniciativa que debate formas de melhorar o estado dos oceanos, utilizando as próprias embarcações em investigações científicas sobre o estado dos mesmos. Nesta edição, acontece a campanha One Blue Voice, que pretende recolher assinaturas para uma petição online que será apresentada em colaboração com a Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque, em setembro de 2023.

Pela primeira vez em 25 anos, a The Ocean Race terá duas classes de barcos. A novidade é a classe IMOCA 60, composta por cinco barcos de alto rendimento, que disputam o troféu The Ocean Race e farão a volta ao mundo, num total de 32.000 milhas naúticas. A segunda classe são os seis monótipos VO65, que lutarão pelo troféu Ocean Challenge, que será mais curto, disputado apenas na Europa.