A MVISIA e a PPI Multitask, empresas adquiridas pela WEG em 2020, para acelerar o desenvolvimento de tecnologias voltadas à Indústria 4.0, são hoje apoiadoras fundamentais da Fábrica do Futuro, laboratório de Inovação da USP dedicado à manufatura próxima da realidade para pesquisa, ensino e demonstração de conceitos da Indústria 4.0.

O espaço acaba de ser o primeiro laboratório da América Latina a integrar a International Association of Learning Factories (IALF), principal rede acadêmica internacional de laboratórios conhecidos como Fábricas de Aprendizagem (Learning Factories), que possuem ênfase na formação de pessoal altamente qualificado para atuar na Indústria 4.0.

A nova parceria permitirá que o laboratório da USP integre grupos de trabalho conjuntos na rede internacional, incrementando o intercâmbio de melhores práticas de ensino e o desenvolvimento de novas tecnologias para a digitalização da manufatura. O laboratório da USP conta com o apoio de entidades e empresas parceiras como a WEG, que incentivam a geração de conhecimento e disponibilizam equipamentos para a testagem de protótipos e projetos que ajudam a transformar os conhecimentos adquiridos em novas soluções.

Ao apoiar projetos de pesquisa estamos não só contribuindo para a formação de estudantes universitários, mas também fortalecendo toda uma cadeia tecnológica que só se mantem com a participação de profissionais bem qualificados, estudos bem elaborados e resultados comprovados. Foi assim que nasceu a MVISIA e é assim que desejamos que outros projetos conquistem seu espaço no mercado”, explica Carlos Bastos Grillo, Diretor de Negócios Digitais da WEG.

A Fábrica do Futuro é um ambiente integrado de compartilhamento de ideias e pesquisas que ajudam nos desafios encontrados no dia a dia da jornada 4.0. A parceria entre a empresa e a universidade também possibilita a ampliação do uso das soluções WEG, como o PC-Factory MES da PPI-Multitask, que está integrado ao sistema de visão da MVISIA, disponibilizado para as pesquisas dos estudantes.

O apoio da WEG por meio da MVISIA e da PPI-Multitask tem sido fundamental desde o início da implantação da Fábrica do Futuro na USP. Nesse tipo de laboratório, a parceria universidade-empresa é fundamental para que os futuros profissionais possam ter acesso aos recursos tecnológicos mais atualizados e possam realizar Pesquisa e Desenvolvimento sobre problemas reais da indústria”, comenta o Prof. Eduardo Zancul da Escola Politécnica da USP, coordenador da iniciativa.

A importante parceria entre empresa e universidade

A MVISIA é um exemplo de aplicação do conhecimento científico aliado a empreendedorismo. Até chegar ao modelo de negócio ideal, o grupo teve um longo processo de prototipagem. Ela nasceu em 2012, no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (CIETEC), incubadora da USP, como uma startup voltada para o desenvolvimento de tecnologias associadas à Visão Computacional e Inteligência Artificial. Em 2020, a MVISIA foi adquirida pela WEG, multinacional brasileira referência em automação industrial.

O modelo das startups voltadas à inovação e empreendedorismo ganhou força nos últimos anos. Assim como outras universidades brasileiras, a USP tem um ótimo desempenho na geração de conhecimento e iniciativas empreendedoras que são criadas e desenvolvidas por estudantes que tiveram acesso a ensino de qualidade.