Eficiência Energética

Unidades Hidráulicas

Economia e facilidade de implantação

injetora-de-plastico.jpg

Unidades hidráulicas podem ser entendidas como diversos equipamentos como reservatório de óleo, bombas de deslocamento, válvulas direcionais, válvulas de retenção, atuadores, dentre outros. Ficam dispostos em circuitos lógicos cuja finalidade é possibilitar a movimentação e controle de um determinado equipamento através do deslocamento de fluido, realizado por um, ou mais, conjunto de motor elétrico e bomba hidráulica.

Devido à simplicidade de funcionamento, acionamentos hidráulicos são utilizados nas mais diversas aplicações, tais como prensas, termoformadoras, tombadores de caminhões, injetoras plásticas, calandras, dentre outras.

Um ponto de atenção para este tipo de aplicação é que, nos momentos em que não há necessidade de movimentação, tanto a bomba hidráulica quanto o motor elétrico continuam operando em rotação nominal, com o fluido hidráulico recirculando para o reservatório e resultando em desperdício de energia elétrica e aquecimento desnecessário do óleo. Por outro lado, o desligamento do motor elétrico pode gerar efeitos colaterais como a própria queima do equipamento devido a partidas sucessivas, e desgastes mecânicos excessivos na bomba de óleo.

 A solução WEG de eficiência energética para unidades hidráulicas permite que o motor e a bomba ajustem a rotação conforme a real necessidade da máquina, resultando em economia de energia nos momentos onde o conjunto apenas recircula o fluido hidráulico devido à característica do processo (exemplo: troca de peça a ser estampada numa prensa ou entrada/ saída de caminhão num tombador de caminhões).

Uma grande vantagem dessa solução é a baixa interferência no sistema da máquina, não havendo alterações mecânicas nos motores, e permitindo que em caso de manutenção do drive, a máquina possa continuar operando com seu sistema de partida original.

Especificamente para injetoras plásticas, a modulação de velocidade do motor elétrico é realizada através de um software exclusivo instalado no PLC do inversor de frequência, utilizando os sinais analógicos nativos enviados pelo sistema hidráulico. Nesta condição, a solução de eficiência energética WEG gera economia em praticamente qualquer ciclo de operação, pois em uma máquina desse tipo as exigências do sistema hidráulico variam de acordo com a fase do ciclo (abertura e fechamento de molde, injeção e recalque, resfriamento e dosagem).

A solução proposta é uma alternativa para tornar mais competitiva uma máquina antiga, pois os modelos de injetoras mais modernos usam uma concepção semelhante à proposta, porém o investimento em um equipamento novo é muito maior. Deve-se atentar que, devido à complexidade e à ampla gama de configurações de injetoras disponíveis no mercado, recomendamos entrar em contato com a WEG caso haja interesse na aquisição desta solução.

Benefícios

  • Economia de energia elétrica de até 60% (*)
  • Fácil Implantação com poucos impactos no sistema de produção e na máquina de injeção
  • Redução da temperatura do fluido hidráulico e consequente menor desgaste dos componentes hidráulicos

Conheça nossas soluções

Gostou das soluções WEG de eficiência energética? Escolha uma das opções abaixo e encontre o produto que você deseja:

Deseja receber a visita de um dos nossos representantes?

Encontre um representante

Ou prefere ir a uma revenda mais próxima?

Encontre uma revenda
Política de Privacidade | Declaração de Uso de Cookies | Termos e Condições de Uso | RSS | © 2019 WEG. Todos os direitos reservados.