Eficiência Energética

Índice de Rendimento

O setor industrial brasileiro consome cerca de 40% da energia elétrica do país e 70% da energia utilizada na indústria é consumida por motores elétricos.

Como iniciativa para redução do consumo de energia, em 2009 entrou em vigor a portaria nº 553 que estabelece níveis mínimos de rendimentos para máquinas e equipamentos. Para motores elétricos o nível mínimo de rendimento é o IR2 (Índice de Rendimento 02). Desta forma, fabricantes de máquinas e consumidores finais devem utilizar produtos que atendam, ao menos, a este nível de rendimento.

Em complemento à lei, em 2013 foi revisada a Norma NBR 17094-1 que especifica valores mínimos de rendimento para duas classes de produtos: IR2 e IR3. Porém, apesar de positiva, as exigências não abrangem os equipamentos já instalados e sem previsão de substituição. Associado ao fato do parque industrial nacional ter em média 17 anos (fonte ABRAMAN), a modernização de sistemas industriais permite até 60% de redução de consumo com ações de rápida implementação.

Ao longo de sua trajetória de sucesso a WEG preocupa-se em minimizar os custos operacionais na indústria. Desde 1990 lança linhas de motores elétricos com rendimentos acima dos padrões de mercado para que a energia seja utilizada da melhor forma possível, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável.

Além do IR2 e IR3 exigidos pela norma, a WEG disponibiliza as linhas IR4 Super Premium e IR5 Ultra Premium que excedem os valores de norma.

Gostou das soluções WEG de eficiência energética? Escolha uma das opções abaixo e encontre o produto que você deseja:

Deseja receber a visita de um dos nossos representantes?

Encontre um representante

Ou prefere ir a uma revenda mais próxima?

Encontre uma revenda
Política de Privacidade | Declaração de Uso de Cookies | Termos e Condições de Uso | RSS | © 2019 WEG. Todos os direitos reservados.