Jaraguá do Sul, 1 de dezembro de 2022 – A WEG S.A. (B3: WEGE3 / OTC: WEGZY) anuncia um acordo para a aquisição da parcela remanescente da MVISIA Desenvolvimentos Inovadores S.A., empresa especializada em soluções de inteligência artificial aplicada à visão computacional para a indústria.

A aquisição faz parte da estratégia da WEG de crescimento dos negócios digitais, que, desde 2020, conta com a tecnologia da MVISIA para atender a demanda da Indústria 4.0 nas aplicações de visão computacional. Segundo Carlos José Bastos Grillo, Diretor Superintendente da WEG Digital e Sistemas, este movimento está alinhado com a crescente automação de sistemas industriais que estão convergindo para a adoção da digitalização, conectividade e inteligência artificial na busca de ganho de eficiência e racionalização de uso de recursos.

Compramos a MVISIA para continuar investindo no monitoramento, sensoriamento e gerenciamento de processos industriais através de visão computacional e algoritmos de Inteligência Artificial (Machine Learning). Manteremos todo o time conosco, inclusive os fundadores, que durante todo esse tempo foram parceiros fundamentais nesta fusão tecnológica. Com a criação em agosto/2022 da Unidade de Negócio voltado a Sistemas Industriais, esta convergência entre a digitalização e automação será ainda mais necessária no portifólio de produtos e soluções WEG”, garante o executivo.

Fundada em 2012 no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, da Universidade de São Paulo (USP), a MVISIA é uma das empresas nacionais de destaque no ramo de Visão Computacional para a Indústria, possuindo softwares e sistemas de visão próprios, e com forte know-how em aplicações de processamento embarcado e algoritmos de machine learning para vídeos e imagens, com integração aos sistemas MES utilizados na indústria, bem como através de processamento em nuvem via dispositivos móveis ou integrado a plataforma aberta WEGnology. Em abril deste ano a MVISIA inaugurou um novo espaço dedicado à fabricação e testes das câmeras dotadas de visão computacional, em São Paulo/SP.

Sobre a MVISIA

Criada em 2012, a MVISIA é especialista em Visão Computacional e Inteligência Artificial (IA). Tendo desenvolvido um sistema de visão para controle de processos industriais, chamado de Sistema ESOS (Embedded Supervisory Optical System), a companhia é no Brasil uma das principais fontes de P&D no ramo de IA aplicada a visão computacional e já desenvolveu dezenas de aplicações para a indústria no campo da supervisão e controle de processos por meio de visão em tempo real e algoritmos de decisão por imagens.