Acontece entre os dias 9 e 12 de setembro, em Belo Horizonte (MG), a EXPOSIBRAM, considerada uma das maiores exposições de mineração da América Latina e a WEG estará presente.  Durante o evento, a empresa apresentará alguns lançamentos como o Eletrocentro SE móvel - que tem como objetivo melhorar os procedimentos de instalação e segurança para acionamento de bombas de drenagem para cava das Minas, os Filtros Ativos FAW - totalmente eletrônicos e microprocessados, com vantagens sobre outros tipos de filtros e a nova linha MVW3000 e MVW01 para Moinhos.

Além disso, a WEG apresentará as soluções integradas que possui para o segmento de mineração, com Multimedidores, Relé inteligente com novos protocolos Profinet e Ethernet, tomadas específicas para aplicação no segmento, tintas anticorrosivas que têm por objetivo evitar acidentes com corrosão, diminuir gastos com manutenção na pintura e evitar paradas não programadas, diversos modelos de motores, bem como o M Mining - com novo sistema de escovas e apto a operar em ambientes severos nos segmentos de mineração e cimento, Transformador a Óleo Compacto e Transformador a Seco. A WEG também apresentará sua forte atuação em acionamentos mecânicos ao fabricar e instalar redutores para aplicação acima de 650 kN.m, além da expertise em serviços de manutenção realizados em fábricas ou em campo principalmente em redutores de eixos paralelos ou especiais, motores médio e grande porte.

Confira abaixo os principais produtos que a WEG apresentará na Exposibram:

Automação

Eletrocentro SE móvel

Solução desenvolvida pela WEG em parceria com clientes do segmento de mineração com o objetivo de melhorar os procedimentos de instalação e segurança para acionamento de bombas de drenagem para cava das minas. Alguns dos ganhos operacionais obtidos foram:  

  • Tempo montagem campo: Redução de 02 dias para o máximo 3 horas

  • Agilidade para desmontagem em casos de detonação da Mina

  • Equipamentos pré-dispostos à Industria 4.0;

  • Menor exposição risco trabalho em altura

  • Sistema com IS Limiter (Aterramento)

  • Diagnóstico falhas incorporado no trafo e painéis

Filtros Ativos FAW

Para atender à demanda de correção de harmônicos causadas pelo grande aumento de inversores de frequência na indústria, a WEG apresenta o filtro ativo FAW700, totalmente eletrônico e microprocessado, com vantagens sobre outros tipos de filtros conforme se resume abaixo:

  • Instalação em paralelo ao sistema: É facilmente conectado e desconectado, descartando manuseios na instalação do inversor e assim provendo máxima disponibilidade de máquina;

  • Risco zero de ressonância;

  • Possibilidade de subdimensionamento: Por operar em paralelo com os inversores causadores das distorções, a corrente dos motores não circula pelo filtro que, desta forma – mesmo quando subdimensionado, operará com corrente limitada à sua própria capacidade operacional e resultando, no pior caso, simples perda de eficiência na atenuação dos harmônicos;

  • Menor dissipação térmica: Pelo mesmo argumento de não conduzir a corrente da carga devido a estar paralelo a ela, o FAW700 conduz apenas a corrente harmônica que deve ser injetada na instalação para anular o conteúdo harmônico gerado pelos inversores, e consequentemente dissipa menos potência beneficiando a redução de sistemas de refrigeração e resultando em relevante economia de energia; 

  • Interface amigável: Acesso a todas configurações e leituras através de IHM de cristal líquido;

  • Comunicação em rede de dados.

Nova linha MVW3000 e MVW01 para Moinhos

Projetados para acionar e controlar integralmente motores MT em moinhos SAG/AG, de bolas e HPGR com pinhão duplo ou simples, os inversores de frequência em media tensão WEG utiliza tecnologia de última geração, com estrutura multinível de IGBTs, reduzindo as correntes harmônicas no motor a níveis extremamente baixos. Atendendo a todos os perfis de mercado, a WEG oferece o inversor MVW01 com IGBTs de media tensão, e o MVW3000 multicelular, que utiliza IGBTs de baixa tensão combinados para prover a tensão necessária à carga. Estes inversores operam com microprocessador de 32 bits em tempo real,  proporcionando alta tensão no controle de velocidade/torque para o acionamento simples ou duplo com compartilhamento de carga. A WEG fornece o sistema completo de acionamento para moinhos, conferindo mais confiabilidade, disponibilidade de máquina e facilidade para configuração e atualização do sistema, uma vez que quadro de distribuição de entrada, transformador defasador a seco ou a óleo, inversor de frequência MVW01 ou MVW300 e motor de indução ou síncrono são fabricados e testados em conjunto pela WEG.

Multimedidor MMW03

Gestão da energia e eficiência energética fazem parte da indústria 4.0. e para implantação destas atividades torna-se necessário a aquisição de dados e a possibilidade de manobra de cargas. Os multimedidores e analisadores MMW viabilizam a medição de grandezas elétricas, energia reativa consumida em processos industriais e controle de cargas. Com conectividade, integração das medições e controle das grandezas elétricas obtém-se otimização de processos, rapidez na identificação de problemas e consequente redução de custos dos sistemas supervisionados.

Relé inteligente SRW01 novos protocolos Profinet e Ethernet

Com o lançamento dos novos protocolos de comunicação, a WEG completa o portfólio do relé inteligente SRW01, um produto versátil e flexível, utilizado para proteção, comando, gerenciamento de dados e diagnósticos de motores elétricos de baixa tensão, com tecnologia de última geração e capacidade de comunicação em diversos protocolos de redes industriais. Possui design modular, que permite a expansão de suas funcionalidades, com mais entradas e saídas digitais, aumentando sua capacidade de utilização. Protocolos de comunicação: Modbus-RTU, Profibus e DeviceNet, Ethernet (Modbus-TCP, PROFINET IO e EtherNet/IP).


Nova linha Cubículos Média Tensão MTW05

Com o lançamento da nova linha de cubículos em média tensão até 17,5kV / 31,5kA, a WEG oferece uma solução com redução de custos para fabricação, além de uma maior compactação dimensional, se tornando a solução ideal para instalações com restrição dimensional e principalmente para instalação em eletrocentros.

Nova Linha CCM Inteligente Baixa Tensão CCM06

A WEG lançou recentemente uma nova linha de CCM Multigavetas (até 40x gavetas por coluna, conforme potência) em conformidade com nova norma NBR-IEC 61439-1/2.  Com o lançamento desta linha de CCMs em baixa tensão até 690V / 100kA, a WEG oferece uma solução que possibilita redução de custos para fabricação, além de uma maior compactação dimensional, se tornando a solução ideal para projetos de adequação a NR10 em salas elétricas existentes, novas instalações com restrição dimensional e principalmente para instalação em eletrocentros.

 

Motores

Motor M Mining 

Com novo sistema de escovas e apto a operar em ambientes severos nos segmentos de mineração e cimento, o motor WEG da linha M Mining foi especialmente desenvolvido com características eletromecânicas que proporcionam durabilidade, resistência e robustez. Podem operar em ambientes severos do segmento de cimento e mineração, suscetíveis a instalações desabrigadas, em contato com sol, aptos a suportar água de vagalhões e contato permanente com partículas de minério/cimento em suspensão que se acumulam sobre os equipamentos. Por isso, os motores possuem grau de proteção até IP66 e podem ser aplicados em moinhos (rolos, bolas, barras, SAG), britadores, ventiladores, exaustores, correias transportadoras, viradores e puxadores de vagões, bombas centrífugas, fornos rotativos, escavadeiras elétricas entre outras.

Características técnicas:

  • Carcaças: 355 a 1.000 (IEC)

  • Potências: 250 kW a 10.000 kW

  • Tensões: 220 V a 13.800 V

  • Quantidade de polos: 

  • 2 a 14 polos (motores de gaiola) e 4 a 14 polos (motores de anéis)

 

Novo sistema de porta escovas

Para os motores de anéis, foram desenvolvidos novos porta escovas fixos e levantáveis. Na nova configuração, o porta escovas fixo possui um filtro para reter o pó de escovas que circula na parte interna do compartimento das escovas. Também foi desenvolvido um novo sistema de isolação entre as fases que evita o acúmulo de pó e um posicionamento das escovas que facilita a manutenção, independente da forma construtiva (B3E ou B3D). O tamanho das janelas de inspeção também foi ampliado para facilitar o acesso para manutenção e o suporte do porta escova foi projetado para facilitar o ajuste das escovas em relação ao anel coletor.  O novo porta escovas levantável tem a possibilidade de trabalhar como sistema fixo e, para realizar a movimentação do sistema, tem como principal mecanismo um redutor mecânico e sensores indutivos. Também foi incorporado ao motor, um sistema para controle de levantamento das escovas. Este sistema incorpora toda a lógica de funcionamento, recursos para investigação de falhas e acompanhamento de operação via IHM e prevenção de manobras indevidas, simplificando e reduzindo os custos de instalação, operação e manutenção do motor.

Motor W22 Mining

Uma preocupação constante da indústria de mineração é reduzir custos de produção e elevar a confiabilidade dos processos. Pensando nisso, a WEG desenvolveu a linha de motores W22 Mining, projetados especialmente para operar em ambientes severos. Estes motores apresentam características eletromecânicas diferenciadas que garantem durabilidade, resistência mecânica e robustez em todas as etapas do processo, desde a extração do material, transporte até o processamento na indústria de mineração. Os motores W22 Mining estão disponíveis nas versões IR3 Premium, que atende os níveis de rendimento exigidos pela Portaria interministerial nº 01, em vigor a partir de 30 de agosto de 2019, e IR4 Super Premium que supera os níveis de rendimento da versão IR3 Premium (rendimentos IE4, conforme norma europeia IEC 60034-30-1).

Motor W22 Magnet 

A linha de motores W22 Magnet possui um sistema de acionamento integrado composto por motor síncrono de ímãs permanentes de alta eficiência. Acionado pelo inversor de frequência WEG CFW11, oferece torque constante em ampla faixa de rotação, operando inclusive em baixas velocidades com rendimentos superiores aos motores de indução e dispensando o uso de ventilação forçada, sendo perfeito para aplicações onde variação de velocidade, precisão em baixas rotações, baixo nível de ruído e tamanho reduzido são essenciais. Todas essas tecnologias garantem ao motor vantagens como elevado desempenho e maior densidade de potência por carcaça. Os motores W22 Magnet estão disponíveis nas versões IR4 Super Premium e IR5 Ultra Premium, os maiores níveis de rendimento da atualidade.

Motor W22

A linha de motores W22 possui alta eficiência, o que resulta em alta produtividade e máximo benefício pois proporciona excelente relação custo-benefício, redução do consumo de energia elétrica, fácil manutenção e baixos níveis de ruído e vibração.  Os motores elétricos W22 são para uso geral e têm como principais aplicações: bombas, ventiladores, compressores, moinhos, britadores e talhas. Estes motores estão disponíveis nas versões IR3 Premium, que atende os níveis de rendimento exigidos pela Portaria interministerial nº 01, em vigor a partir de 30 de agosto de 2019, e IR4 Super Premium que supera os níveis de rendimento da versão IR3 Premium (rendimentos IE4, conforme norma europeia IEC 60034-30-1). Na Exposibram 2019 você verá o W22 IR4 Super Premium em funcionamento com o WEG Motor Scan. 

WCG20 - Uma nova geração de motorredutores  

WCG20 é a primeira série de motorredutores a ser totalmente desenvolvida com tecnologia WEG e WEG-CESTARI. Composta por motorredutores de engrenagens helicoidais com opção de eixos concêntricos, paralelos e ortogonais, com torques entre 50 e 18000 Nm. Os modelos de dois estágios se destacam pela ampla faixa de redução, além de serem excepcionalmente eficientes graças ao projeto sofisticado. As leves carcaças de alumínio dos redutores de até 600 Nm e as robustas carcaças de ferro fundido acima de 800 Nm tornam os motorredutores da série WCG20 altamente versáteis e confiáveis, para uma ampla gama de aplicações.

WEG Motor Scan 

O WEG Motor Scan é a solução para monitoramento de performance dos motores elétricos do parque instalado, garantindo o nível de excelência via análise preditiva. O dispositivo permite analisar a performance do motor, evitando paradas inesperadas e perdas na produção, e assim, garante a integridade dos motores nas plantas, como as de mineração. O WEG Motor Scan capta os dados do motor, e os envia ao smartphone ou tablet via Bluetooth® ou Gateway, o que elimina a necessidade de lançar cabos de comunicação nas máquinas em operação. Com isso, torna possível a aferição dos motores à distância, atendendo as normas de segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, que restringem a aproximação dos operadores aos motores em funcionamento. Os dados coletados são enviados via Wi-Fi ou internet móvel para a nuvem, que os armazena e os transmite para a WEG IoT Platform, onde podem ser acessados e analisados com mais detalhes, o que garante a eficiência dos processos e otimiza recursos. A indústria nunca mais será a mesma.

www.weg.net/wegmotorscan

 

Transmissão & Distribuição

Transformador a Óleo Compacto 

  • Economia de espaço devidos as dimensões reduzidas (tecnologia de aletas corrugadas)

  • Facilidade para locomoção e transporte

  • Peso Reduzido

  • Apto para ambientes externos e agressivos

  • Possui acessório único de proteção com 03 funções: 

    • Nível de óleo 

    • Medidor de pressão

    • Medidor de temperatura

Transformador a Seco

  • Economia de espaço, pois são compactos;

  • Baixo custo de instalação e facilidade na manutenção. 

  • A segurança também é um dos grandes benefícios desta linha, pois os transformadores a seco WEG são fabricados com a melhor resina epóxi disponível no mercado, não apresentam risco de explosão e não propagam fogo.

  • Disponíveis com graus de proteção até IP55.

 

Tintas

Sistema W-POXI ERD 322 + WEGTHANE HPA 501 

Nos processos de extração, britagem, peneiramento, moagem e movimentação de minérios e cimentos, o excesso de poeira é inerente, além disso, em muitas situações, a extração dos minerais ocorre em ambientes muito úmidos. Dessa forma, os revestimentos de máquinas, equipamentos, correias transportadoras e estruturas metálicas devem ser altamente resistentes, de fácil aplicação e apresentar excelente relação custo benefício. O Sistema formado pelo primer acabamento epóxi bicomponente W-POXI ERD 322 juntamente com o acabamento poliuretano bicomponente WEGTHANE HÁ 501 de alta resistência atendem os requisitos desses ambientes plenamente, e sendo utilizados desde a construção até a manutenção. 

WEGPOXI WET SURFACE 89 PW / WEG FENOXI

Durante o processo de beneficiamento, o uso de técnicas de separação baseadas na gravidade, flotação ou lixiviação, expõe os equipamentos ao contínuo contato com líquidos, gerando situações extremamente agressivas. Em outras situações, tubulações e estruturas metálicas ficam enterradas ou submersas em água doce ou salobra, e isto também merece atenção em especial. Estas linhas são formuladas com as mais altas tecnologias em resinas disponíveis no mercado, que garantem excelente desempenho como revestimentos internos e externos para a pintura de tubulações, tanques de armazenamento e mistura, células e colunas de flotação, decantadores, desaguadores, espessantes, clarificadores e filtros.

Tinta W-POXI WFD 424 TERMOCRÔMICO

Este produto é um primer e acabamento epóxi termocrômico com resistência ao intemperismo natural superior as tintas epóxis tradicionais. Possui alto teor de sólidos e pigmentação anticorrosiva, é bi componente e tem excelente aderência ao aço carbono. Este revestimento é aplicado em uma única demão em alta espessura (de 150 a 300 micrometros), porém em ambientes de alta agressividade, recomenda-se a aplicação de duas demãos. É recomendado para a pintura de estruturas metálicas, tanques, tubulações e maquinas e equipamentos novos ou em manutenção em geral, onde há necessidade de alerta de temperatura alta. Já que esta tinta altera sua cor quando há alteração de temperatura. Por exemplo, quando a temperatura da superfície onde a tinta está aplicada está abaixo de 70º, sua cor é marrom. E quando a superfície está acima de 60º, a cor da tinta é alaranjada.

W-POXI BLOCK HPP 402

A tinta W-POXI BLOCK HPP 402 é a base de resina epóxi Novolac, bicomponente com baixo teor de solventes. Revestimento anticorrosivo com alta aderência sobre aço carbono devidamente tratado ou sobre a tinta envelhecida que se mantem aderida. Possui excelente dureza superficial e impermeabilidade. Seu destaque é sua alta aderência sobre a superfície aplicada alcançando parâmetros de resistência tais como a original, através de tratamento manual (ST2) – lixamento e limpeza. Sendo ponto chave em situações de dificuldade nos quais os tratamentos por jateamento abrasivo e hidrojateamento não podem ser executados, devido a restrições ambientais, problemas na mobilização dos equipamentos, custo, além de tempo para execução. O excelente desempenho garante uma ampliação do intervalo entre os reparos necessários, assim reduzindo os custos. Em testes realizados em nossos laboratórios e laboratório europeu, a tinta apresentou resultados de resistência de mais de 2400 horas para Salt-Spray e mais de 5400 horas para imersão em H2SO4 (40%). A tinta é recomendada na aplicação sobre o aço carbono em ambientes de altíssima agressividade como é um ambiente de Mineração, com expectativa de durabilidade do sistema por mais de 15 anos. Especialmente na pintura de equipamentos de mistura e de extração eletrolítica de minerais, transporte e armazenamento de fertilizantes, insumos, ácidos e bases.

 

Tomadas Industriais 

A WEG possui uma linha de tomadas industriais ideal para operação em ambiente de mineração, graças à robustez e praticidade agregadas ao produto, que além disso a NR10.

 

Serviços

Forte atuação em acionamentos mecânicos ao fabricar e instalar redutores para aplicação acima de 650 kN.m e serviços de manutenção realizados em fábricas ou em campo principalmente em redutores de eixos paralelos ou especiais, motores médio e grande porte. A empresa oferece manutenção preditiva, preventiva ou emergencial para manter ou restabelecer as condições originais dos equipamentos realizando revisão, balanceamento, recuperação, repotenciamento, modernização, monitoramento on-line, peças, e outros importantes serviços.