Produtos Conectados

Consulte as dúvidas mais frequentes sobre o uso da solução WEG para produtos conectados.

Você precisará lembrar-se do endereço de e-mail utilizado na sua conta para efetuar a recuperação automática. Basta acessar https://iot.weg.net e clicar no link "Forgot your password?".
Digite seu e-mail e clique em “Send verification code”. Abra o e-mail com o título “Código de verificação do e-mail da conta Portal IoT WEG”, copie o código recebido e cole no portal de IoT. Clique em “Verify code” e “Continue”, depois entre com sua nova senha. 
Utilize este e-mail para acessar o conteúdo pelo link disponível ou para baixar o app em uma das lojas de aplicativos disponível. Caso ainda não possua uma conta, navegue até https://iot.weg.net e clique em "Sign Up" para criar uma conta.
Você já terá acesso à planta que você foi convidado quando terminar seu cadastro.

Você pode seguir um dos links abaixo para ser redirecionado para a loja de aplicativos do seu smartphone.

É necessário ser administrador da planta para conceder acesso a outras pessoas. É possível fazer isso a partir do painel “Minhas Plantas” e clicando no botão “Mais” da planta que você deseja compartilhar. Clique em “Gerenciamento de Usuários”, adicione o e-mail de quem você deseja adicionar e escolha o tipo de acesso a ser concedido.
Caso ainda não tenha criado uma planta, vá no menu “Nova Planta”, escolha o tipo “Solar”, preencha os dados e clique em “Avançar”. Após esse passo é possível adicionar um novo inversor à sua planta e cadastrar uma string.
Caso deseje adicionar um inversor a uma planta existente, clique em “Inversores” no botão “Configurações” dentro da planta. 
Para que o inversor seja integrado ao portal IoT é necessário que ele esteja conectado à internet e tenha sido previamente cadastrado ao portal conforme o procedimento "Como conectar meu inversor ao portal IoT?" disponível neste FAQ.
Pode ser que haja algum problema com a autenticação do inversor no IoT WEG. Tente fazer o reset da senha do inversor no portal IoT, através do menu Configurações -> Inversores -> Resetar. Deve-se realizar o procedimento também na IHM do inversor, acessando o menu Portal Solar -> Resetar Senha do Portal.
É necessário que o inversor esteja conectado à internet. Além disso, é preciso esperar 15 min para que o dado apareça no portal.
A geração solar é sazonal e possui ciclos anuais. No inverno é normal aparecer menores gerações pela posição e intensidade solar, sendo que este potencial será superior no verão.
Também, é necessário analisar se não há sombras ou sujeira em seu sistema. Por vezes a direção da instalação não é ideal, agravando estes efeitos.
Recomenda-se contatar o responsável pela instalação – caso esteja na garantia – ou empresa externa para uma avaliação mais precisa e local.
Sim. Para ativar o sensor utilize o aplicativo móvel, clique em "Novo Dispositivo", depois em "Selecionar" e "Ativar". Em seguida, posicione o sensor de acordo com as instruções fornecidas pelo aplicativo. Atenção: Após a ativação, o sensor deve ser configurado dentro de um intervalo de 5 (cinco) minutos, caso contrário, retornará automaticamente para o modo desativado.
O WEG Motor Scan possui as seguintes dimensões: 25x44x38 mm (AxLxP).
O WEG Motor Scan utiliza uma bateria de lítio com vida útil estimada de até 3 anos. A bateria não é recarregável ou substituível.
Ao término da carga da bateria o WEG Motor Scan deverá ser descartado conforme indicado no manual do produto. Por se tratar de um dispositivo eletrônico devem-se observar as regras locais de coleta seletiva para equipamentos elétricos e eletrônicos.
Sim, através do aplicativo móvel é possível verificar se há um novo software disponível para download e atualização do dispositivo. Faça o pareamento com o sensor e aguarde a coleta de dados, clique em "Mais" e em "Atualizar Software".
O WEG Motor Scan é fornecido com um parafuso M4x20 e uma bucha recartilhada. A fixação se dá por um furo na aleta do motor. O aplicativo móvel contém a instrução passo a passo de como realizar a operação de fixação.
O WEG Motor Scan mede vibração em três eixos em valores globais de velocidade e aceleração, espectro de vibração, temperatura na superfície do motor e tempo de operação. Além disso, pode-se obter estimativas de carga e potência, velocidade e frequência de alimentação do motor.
O WEG Motor Scan realiza uma medição de vibração global por hora. As medições de temperatura e tempo de operação do motor são realizadas a cada 10 minutos, sendo agrupadas em pacotes de 3 horas de medição. Além disso, medições instantâneas e de espectro podem ser solicitadas in loco a qualquer momento através do aplicativo com a função "Medições Avançadas"
O WEG Motor Scan permite o armazenamento de 3 meses de medição. 
Para melhor desempenho das ferramentas de diagnóstico, o WEG Motor Scan deve ser instalado preferencialmente nos motores de indução WEG das linhas W21, W22, W50 e HGF nas carcaças IEC 63 a 450 ou equivalente NEMA. Não é vedada a instalação em motores de outros fabricantes, porém, os dados de placa devem ser inseridos manualmente e as ferramentas de diagnóstico podem apresentar limitações.
As medições armazenadas no WEG Motor Scan devem ser coletadas utilizando o aplicativo móvel WEG Motor Scan com um smartphone ou tablet através da conexão Bluetooth. Se o smartphone ou tablet dispõe de sinal de internet no momento da coleta, os dados serão transferidos automaticamente. Porém, os dados podem ser coletados para posterior upload de acordo com a disponibilidade de internet.
Sim. O usuário deverá habilitar a função “Conectado a um inversor” no aplicativo WEG Motor Scan durante a configuração.
Não. O sensor não está certificado para uso em áreas classificadas. 
Não. O WEG Motor Scan realiza medições periódicas (vibração uma vez por hora e temperatura/tempo de operação a cada 10 minutos). Os dados precisam ser enviados para a Plataforma IoT WEG para serem disponibilizados para análise e envio de alertas, o que pode ser realizado através da coleta com o aplicativo ou automaticamente através do gateway. 
Todas as configurações do sensor serão apagadas e o WEG Motor Scan poderá ser configurado para instalação em outro motor. Os dados coletados e enviados para a Plataforma WEG IoT permanecerão disponíveis para consulta na planta em que ele foi cadastrado.
Sim. Não há restrições para instalação e configuração.

O aplicativo móvel WEG Motor Scan está disponível para dispositivos Android e iOS em suas lojas oficiais de aplicativos. O download é gratuito.

O cadastro de um novo login poderá ser feito tanto pela Plataforma WEG IoT em https://iot.weg.net ou através do aplicativo móvel seguindo as instruções disponíveis na tela. A plataforma e o aplicativo compartilham o mesmo login, não sendo necessário realizar dois cadastros.
O WEG Motor Scan deve ser configurado utilizando o guia de instruções disponível no aplicativo móvel.
Utilizando as instruções de posicionamento exibidas na figura indicativa no próprio aplicativo móvel, aproximando a parte traseira do sensor (região com as marcações do produto) à região NFC do smartphone.
O usuário poderá cadastrar os dados de placa manualmente através do botão “Não tenho número de série”. 
O usuário deve ser administrador da planta de motores para cadastrar novos sensores e gerenciá-los através do aplicativo móvel.
As medições de vibração ocorrem de acordo com o agendamento realizado no aplicativo móvel durante a configuração do WEG Motor Scan. São aceitos no máximo 12 agendamentos por dia e é recomendado agendar os horários dentro do período de operação do motor.
Sim. Após a configuração inicial é possível modificar os agendamentos através do aplicativo móvel. É necessário estar próximo ao WEG Motor Scan para realizar alterações na configuração.
Utilizando o aplicativo móvel é possível visualizar os sensores WEG Motor Scan através de uma lista de sensores próximos, ao alcance do Bluetooth do smartphone ou tablet. Caso seja um sensor novo, não configurado ou que tenha sido reiniciado, este sensor deve ser configurado novamente utilizando como um novo sensor para aparecer na lista de sensores próximos.
O WEG Motor Scan pode ser sincronizado com o aplicativo móvel a uma distância aproximada de 10 metros. Este é apenas um valor de referência e pode variar de acordo com o modelo de smartphone e do ambiente onde o WEG Motor Scan está instalado.
Sim. Ao clicar no ícone “Fábrica” na tela inicial do aplicativo, o usuário poderá visualizar as plantas às quais está cadastrado como administrador ou visualizador.
Não. O aplicativo WEG Motor Scan foi desenvolvido para operar em ambientes sem acesso à internet. As medições adquiridas pelo smartphone ou tablet durante a sincronização são armazenadas e enviadas à Plataforma WEG IoT quando o dispositivo móvel possuir acesso à internet.
O aplicativo móvel se comunica com o WEG Motor Scan utilizando o protocolo de comunicação Bluetooth 4.1.
O tempo necessário para completa transferência de dados depende do volume de medições armazenadas no WEG Motor Scan.
Utilizando o aplicativo móvel é possível atualizar a localização do WEG Motor Scan. A opção “Atualizar localização” é disponibilizada após a sincronização, na aba “Mais”. A localização enviada à Plataforma WEG IoT corresponde à informação da localização do smartphone ou tablet. Não há nenhum dispositivo de localização instalado no sensor.
A Plataforma WEG IoT é aberta e pode ser acessada em https://iot.weg.net.
Através da Plataforma WEG IoT <a href="https://iot.weg.net" target="_blank">https://iot.weg.net</a> ou através do aplicativo móvel WEG Motor Scan.
Utilizando a opção de “Gerenciamento de Usuários” o administrador da planta pode adicionar novos usuários com perfil administrador ou visualizador.
Utilizando a opção “Editar” na planta de motores é possível carregar uma imagem ou modificar a imagem atribuída à planta de interesse.
Quando a planta é marcada como pública qualquer usuário da Plataforma WEG IoT poderá visualizar todos os dados desta planta. Apenas usuários com permissão de administrador da planta possuem autorização para modificar os dados.
É importante verificar o fuso horário configurado na planta de motores através da opção “Editar” no menu de Configurações. Essas alterações só podem ser alteradas por um usuário com perfil de administrador.
Um evento é caracterizado pela mudança de estado de um dos parâmetros que o WEG Motor Scan monitora. A mudança de estado indica que um dos critérios de alarme foi ultrapassado, tanto para nível de alerta como para nível crítico, sendo que o alarme é gerado nos dois sentidos, por exemplo, mudando de um estado de "normal" para "alerta" como de "alerta" para "normal".
Ao configurar os níveis dos critérios de alarme, deve-se considerar a aplicação onde o WEG Motor Scan está instalado e atribuir valores apropriados à operação saudável do motor, tanto para vibração quanto para temperatura, seguindo a lógica definida para os critérios de alarme: Normal (verde): o motor está em sua condição normal de operação. Alerta (amarelo): sugere a programação de uma parada preventiva do motor para aprimoramento do diagnóstico. Crítico (vermelho): sugere uma ação imediata de manutenção corretiva no motor.
Através do menu “Critérios de alarme” é possível modificar os valores do nível de alerta e nível crítico para as medições de vibração e temperatura.
Através das opções de configuração do aplicativo ou nas preferências do perfil de usuário na Plataforma WEG IoT.
Esta opção é possível mediante consulta com a equipe de vendas.
O objetivo do WEG Motor Scan é o monitoramento periódico e a geração de histórico de funcionamento do motor. O WEG Motor Scan mede valores globais e de espectro de vibração em 3 eixos até a frequência de 3kHz e temperatura superficial da carcaça. A equipe WEG trabalha continuamente no aperfeiçoamento de ferramentas de diagnóstico e novas funcionalidades são lançadas constantemente. Mantenha-se informado!
O usuário pode optar pela coleta com o aplicativo utilizando um smartphone ou tablet, neste caso através de uma rota de coleta ou automaticamente através do gateway WEG Motor Scan (vendido separadamente). o gateway faz a conexão com o sensor via Bluetooth e pode enviar os dados para a Plataforma IoT WEG através de conexão via cabo ethernet, WIFI ou modem 4G (via USB, não vendido pela WEG).
Nosso parceiro na nuvem é compatível e certificado em padrões como o ISO 27001; ISO 27017; ISO 27018; ISO 22301; ISO 31000; SOC 1, SOC 2 e SOC 3; PCI; HITRUST; ISO 9001; ISO 14001; ISO 50001 e OHSAS 1800; Cláusulas do modelo da UE; FERPA; Catálogo de controles de conformidade de computação em nuvem (C5) (Alemanha) e outros. Eles fornecem um website que permite o download de diversas certificações <https://www.ibm.com/cloud/compliance>. Usamos protocolos de segurança padrão para autenticação de usuário (OpenID) e autorização (OAuth 2.0) para nosso site e aplicativos móveis. Os produtos da WEG são integrados à nossa plataforma de IoT usando o protocolo MQTT 3.1.1 sobre o protocolo TLS 1.2+.
O aplicativo WEG Motor Scan requer versão Android 5.0 ou superior ou iOS 9.0 ou superior.
O sensor WEG Motor Scan pode ser sincronizado com o Gateway a uma distância aproximada de 30 a 50 metros. Este é apenas um valor de referência e pode variar de acordo com o ambiente onde o WEG Motor Scan e o Gateway estão instalados.
Não há um limite de sensores por Gateway. A limitação é a intensidade de sinal que varia de acordo com a distância entre sensor e Gateway e também pelas condições do ambiente em que estão instalados.
O Gateway WEG Motor Scan pode se conectar à Plataforma IoT WEG através de cabo ethernet, WIFI ou modem 4G (via porta USB). O modem 4G não é comercializado pela WEG. Para obter um modem 4G, contate sua operadora de telefonia.
O Gateway tem alimentação PoE (Power over Ethernet) através da sua porta ethernet. Caso a rede do usuário não tenha esta estrutura ou quando for utilizada a opção de conexão por WIFI ou modem 4G, a WEG fornece uma fonte injetora PoE para alimentação. Consulte o manual de instruções para instalação.
Através do aplicativo WEG Motor Scan, escolha a opção "Novo Dispositivo", em seguida clique em "Selecionar", gateway "Cassia X1000". Siga as orientações apresentadas no aplicativo ou consulte o manual de instruções.
Política de Privacidade | Declaração de Uso de Cookies | Termos e Condições de Uso | RSS | © 2020 WEG. Todos os direitos reservados.