A WEG anunciou a conclusão das negociações para expansão de suas atividades fabris no Brasil, com a construção de um novo parque fabril para produção de motores elétricos na cidade de Linhares, a 130 km de Vitória, capital do Espírito Santo.

Na construção do futuro parque fabril a WEG adotou uma concepção modular, que permite o aumento gradual e contínuo da capacidade produtiva, atendendo às necessidades de expansão da empresa ao longo de vários anos. O primeiro destes módulos produtivos de Linhares deve entrar em operação em 2011. Esta concepção modular é utilizada pela WEG em suas outras unidades fabris no Brasil e no resto do mundo.

“A WEG investe considerando seu posicionamento de longo prazo. Este parque fabril deverá ser parte muito importante da nossa capacidade produtiva nos próximos anos” afirmou Harry Schmelzer Jr., Diretor Presidente da WEG. “Acreditamos que este novo parque será uma importante fonte de vantagens competitivas e vai contribuir para a continuidade da nossa trajetória de sucesso“ acrescentou.

O Governador do Estado, Paulo Hartung, assina, em cerimônia na Residência Oficial do Governo do Estado, em Vila Velha, o acordo que formaliza as condições oferecidas à WEG para a implantação em Linhares. A lei municipal de doação do terreno, às margens da Rodovia BR-101, foi aprovada pela Câmara Municipal e será sancionada pelo Prefeito Guerino Zanon.

O secretário de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo, Guilherme Dias, destacou que “este novo projeto da WEG é um sinal positivo para a economia brasileira e absolutamente marcante para o desenvolvimento do Espírito Santo”. O Secretário acrescentou ainda que “a WEG é uma empresa de referência em qualidade, inovação, governança e responsabilidade social.

O Governo do Estado do Espírito Santo está mobilizado a colaborar para a viabilização do empreendimento, que agregará valor a economia capixaba e criará centenas de oportunidades de trabalho e renda”. O Sr. Schmelzer acrescentou que “temos que agradecer o empenho e a atenção que recebemos dos governos do Estado e de Linhares para a viabilização deste investimento. Sabemos do desejo de desenvolvimento da região e saberemos retribuir esta atenção”.

A localização do novo parque fabril foi definida ao final de um processo longo de estudos que considerou diversas alternativas em todo Brasil. “Estamos felizes com a escolha de Linhares como o local desta fábrica. Encontramos diversas opções excelentes de localização para receber este investimento da WEG e este processo nos deixou ainda mais confiantes em nossa decisão” afirmou Siegfried Kreutzfeld, Diretor Superintendente da WEG Motores.

Kreutzfeld citou “a localização privilegiada, próxima de regiões de grande crescimento econômico no Brasil, e a base educacional da população de Linhares, com escolas técnicas e cursos superiores de boa qualidade, como determinantes para a escolha.” Outros atrativos do estado do Espírito Santo são sua desenvolvida infraestrutura portuária, que traz vantagens logísticas importantes para a obtenção de matérias-primas utilizadas no processo produtivo.