A WEG acaba de conquistar a certificação ISO 50.001:2011 (denominada sistema de gestão de energia – requisitos com orientações de uso), uma norma internacional voluntária desenvolvida pela International Organization for Standardization (ISO) e aplicada no Brasil pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A norma tem como objetivo oferecer ao setor público e privado estratégias de gestão para aumentar a eficiência energética, reduzir custos e melhorar o desempenho energético das organizações.

O sistema de gestão da WEG foi implantado de forma piloto em uma das fábricas de motores elétricos do parque fabril em Jaraguá do Sul (SC), com ações para melhorar o desempenho energético da fábrica a partir da definição de uma política energética, estabelecimento de objetivos e metas de redução de consumo e adoção de ações de melhoria. O sistema de gestão passou por auditoria do Bureau Veritas Certification (BVC), órgão certificador da norma, que aprovou a WEG como apta a receber a certificação. A WEG é a primeira empresa brasileira a receber esta certificação ISO 50.001:2011.

“Estamos muito otimistas com esse projeto piloto. A implantação de um sistema de gestão apropriado ao consumo de energia mostra um caminho muito promissor para a redução de custos, economia de energia, e melhoria de aspectos de sustentabilidade, como a redução de emissão de gases do efeito estufa. Nosso objetivo agora é expandir o projeto para outras áreas da WEG e mostrar para os nossos clientes o caminho para obter resultados mais eficientes”, explica João Alfredo Silveira, gerente do departamento de Melhoria Continua e Meio Ambiente da WEG.