O desperdício de água em um cenário de forte escassez de chuvas no Brasil tem despertado preocupação não só dos ambientalistas, mas da sociedade como um todo. Tem também acelerado a corrida em busca de soluções eficientes, sustentáveis e inteligentes, capazes de aproveitar cada gota de água disponível na natureza. Intensificar os esforços para conservar os recursos naturais como o uso consciente de água se tornou um dos principais desafios para a sociedade. Foi também o que motivou o Museu WEG de Ciência e Tecnologia a instalar um sistema de captação de água da chuva para alimentar seus sanitários.

Mais do que resultados econômicos, nosso objetivo com esse projeto é mostrar, especialmente para os grupos escolares que visitam o museu, que a escassez de água, é um problema do presente, e que a solução está nas mãos de cada um de nós”, explica Hilton José da Veiga Faria, Diretor de RH e Sustentabilidade da WEG.

O sistema instalado no Museu utiliza uma cisterna e aproveita as calhas do prédio para fazer a captação da água da chuva, que depois passa por um filtro de separação das impurezas e segue para o armazenamento. De lá a água conta com o auxílio de uma bomba para ser levada para um reservatório superior, de onde será destinada para às descargas dos banheiros.

Com capacidade de armazenamento de 2.500 litros, o sistema vai gerar uma economia de aproximadamente 124 m³ de água por ano. “Ganho maior teremos ao apresentar o projeto para centenas de visitantes que a partir de agora poderão conhecer na prática o ciclo da água desde sua formação. Além de incentivar novos hábitos de consumo, estamos mostrando como é fácil cuidar deste recurso precioso através de pequenas mudanças na rotina diária”, acrescenta o executivo.

O sistema de captação de água da chuva instalado no Museu WEG de Ciência e tecnologia foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e Ministério do Turismo.

O Museu WEG de Ciência e tecnologia, conhecido nacionalmente como uma referência em acessibilidade, agora também é destaque entre os Museus mais Sustentáveis do Brasil. Desde 2020 o espaço já conta com um sistema solar fotovoltaico que supre 70% da energia elétrica consumida pelo prédio.

Inaugurado em 2003, o espaço já recebeu mais de 219.004 mil visitantes. Mais de 10.903 alunos de escolas da região já participaram de visitas guiadas e mais 19.493 pessoas se inscreveram nos projetos, palestras e oficinas promovidos pela instituição gratuitamente.

Crédito das Fotos: Piero Ragazzi