Um ambiente que por si só conta muitas histórias, um espaço que preserva e compartilha memórias. Os museus são locais que instigam as pessoas a se comunicarem com as diferentes culturas fortalecendo o respeito e a cidadania. Fundada em 16 de setembro de 1961, a WEG tem muitas histórias para contar, por isso conta com um espaço dedicado a isso que integra a cultura de Jaraguá do Sul, cidade onde a companhia foi fundada, e as maravilhas da ciência e da tecnologia, o Museu WEG.

Para cumprir o desafio, que além de conectar histórias e preservar memórias é oferecer um ambiente interativo e de inclusão social, desde 2014 o Museu WEG de Ciência e Tecnologia passou a ofertar ações educativas que buscam envolver conhecimento e diversão através de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento completo dos participantes, trabalhando competências e habilidades essenciais para o futuro.

As ações educativas são voltadas para escolas e no intuito de garantir um aproveitamento único para cada turma contam com programação, conteúdo e temática específicos para cada fase de aprendizado que contemplam desde o ensino fundamental até o ensino técnico.

Entre as Ações Educativas estão assuntos como: A Evolução das Máquinas e a Revolução Industrial; Energia Solar Fotovoltaica; Preservação da Água e Captação de Água da Chuva; Fenômenos Eletromagnéticos; e Gerando e Transformando Energia. Para conhecer todas, basta acessar o site do museu.

Para tornar esse projeto ainda mais especial o Museu WEG também atua em parceria com os professores realizando a capacitação prática sobre as atividades para que assim eles possam conduzir um melhor acompanhamento quando trouxerem sua turma para a visita. Até o momento mais de 500 professores de toda rede de ensino já foram capacitados com essa iniciativa.

Após um período onde o museu precisou manter-se fechado para as visitas presencias por conta das restrições impostas pela pandemia, recentemente o local foi reaberto e só neste ano já atendeu mais de 37 turmas e 898 pessoas que participaram de ações e oficinas educativas, além das visitas guiadas que proporcionam uma experiencia completa e maior possibilidade de troca de conhecimento.

O horário de funcionamento do Museu é de terça a domingo, das 10h às 18h. Entrada Gratuita. Acesse o site e confira as ações ofertadas e como participar!

Você também encontra o Museu WEG também nas redes sociais, Facebook e Instagram: @museuweg, siga para acompanhar todas as novidades.