A certificação entregue pela Caterpillar possui quatro níveis: bronze, prata, ouro e platina. Apesar de atingir índices para o nível prata, a WEG recebeu bronze por ser a primeira certificação da empresa.

A cerimônia aconteceu na última segunda-feira (30) na fábrica de geradores em Jaraguá do Sul e contou com a presença do presidente executivo da WEG, Harry Schmelzer Jr., e um dos fundadores da empresa, Werner Voigt. Ao receber o certificado, Harry destacou a importância do papel dos colaboradores para atingir essa marca. “Os colaboradores são os verdadeiros responsáveis pela qualidade dos produtos”, afirmou.

O presidente ainda comentou que para o próximo ano a WEG pretende alcançar a certificação de ouro, utilizando programas como o de Melhoria Contínua (PMC) que busca processos mais enxutos, garantindo maior qualidade e produtividade. “A WEG possui um processo de excelência e um bom resultado como esse tem 99% de participação dos colaboradores da empresa”, diz Flavio Reis, diretor de Compras da Caterpillar no Brasil.

A empresa é a primeira fornecedora da área elétrica da Caterpillar a receber essa certificação no Brasil e a quarta no mundo. “Desde 2003 estamos utilizando os produtos WEG. Além da qualidade, o prazo de entrega também é importante. E a empresa nunca nos deixou de entregar nas datas acordadas”, diz o diretor geral da Área de Energia da Caterpillar, Carlos Betiol.

A WEG fornece para a Caterpillar os geradores da linha GTA utilizados como alternativa de emergência ou como fonte de energia em regiões isoladas. A certificação abre as portas para fornecer produtos para a Caterpillar em todo mundo. “O nosso próximo passo será a globalização do GTA, utilizando outras plataformas da empresa como as unidades da Ásia, Europa e América do Norte”, diz Harry Schmelzer Junior.

A Certificação

A Caterpillar exige de seus fornecedores alto padrão de qualidade e cumprimento nos prazos de entrega. Nos últimos dois anos a Caterpillar vem acompanhando alguns indicadores, como o prazo de entrega e falhas por milhão, além de auditar o sistema da qualidade e o Programa de Melhoria Contínua (PMC) da WEG.

Caterpillar

A Caterpillar é uma multinacional presente no Brasil desde 1954. Atualmente a Caterpillar emprega 4 mil pessoas na cidade de Piracicaba (SP). Possui uma linha de produtos composta por 35 modelos entre escavadeiras hidráulicas, compactadores, carregadeiras de rodas, motoniveladoras, retroescavadeiras e tratores de esteiras, além de ferramentas e acessórios especiais para seus equipamentos. Em outubro de 2001, ingressou no mercado de energia, com a produção de grupos geradores de 50 a 750 kVA.

Confira fotos da certificação no flickr: http://www.flickr.com/photos/weg_net/sets/72157624848272122/