Milton Oscar Castella, Diretor de Engenharia da WEG recebe a premiação do Presidente do Sebrae, Carlos Melles (D) (Foto: José Paulo Lacerda, divulgação)

A WEG foi a grande vencedora do Prêmio Nacional de Inovação (CNI) na categoria Inovação de Produto – Grande Empresa, com o “WEG Motor Scan”, um sistema de monitoramento com sensores não-invasivos para motores elétricos, produto criado dentro do conceito da indústria 4.0. A companhia também foi uma das três finalistas na categoria Gestão da Inovação entre as grandes empresas.

A premiação, iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) em parceria com a Confederação Nacional da Industria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), tem como objetivo reconhecer os esforços bem-sucedidos de inovação e gestão da inovação nas organizações que atuam no Brasil.

O WEG Motor Scan, inovação que concedeu o prêmio à WEG, é uma solução que monitora parâmetros dos motores, como temperatura e vibração, envia-os para a nuvem onde são processados e podem ser acessados por meio de Apps e plataforma IoT. Com base nos dados capturados e enviados para a nuvem, é possível tomar decisões mais rápidas e assertivas principalmente nos casos de manutenção preditiva, garantindo maior eficiência e vida útil do motor. Além disso, permite configurar o sensor para disparar alertas com base nestes dados e, para facilitar o gerenciamento de diversos motores na planta fabril.

Dos 1.746 projetos inscritos no Prêmio Nacional de Inovação (CNI), 26 foram finalistas e 15 empresas premiadas durante a cerimônia, que aconteceu ontem, 10/6, em São Paulo/SP. Milton Oscar Castella, Diretor de Engenharia da WEG, representou a companhia no evento.