A fábrica de motores elétricos WEG na Argélia acaba de ser inaugurada nesta terça-feira, dia 29 de novembro de 2022, com a presença do Ministro da Indústria, Ahmed Zeghdar, bem como de SE o Embaixador do Brasil, Flavio Marega, na Wilaya de Sétif, em alinhamento com a política das autoridades argelinas.

Com efeito, esta parceria entre os grupos CEVITAL e WEG está em consonância com as orientações pretendidas pelo governo argelino com o decreto presidencial N° 67 de 15 de novembro de 2020, incentivando o aumento do conteúdo local, e, a lei relativa ao investimento de setembro 18 de 2022, simplificando e incentivando os investimentos industriais.

A abordagem do grupo WEG iniciada na Argélia faz parte da estratégia de internacionalização do Grupo. A WEG investe no crescimento de regiões dinâmicas e com alto potencial de desenvolvimento industrial. A criação de um escritório de ligação em Argel foi um primeiro passo para obter uma melhor compreensão do contexto econômico argelino e uma maior identificação de oportunidades. O segundo passo traduz-se agora na criação de uma sólida parceria com um dos maiores fabricantes da Argélia desde 1971, o grupo CEVITAL.

Esta joint venture promove, assim, a industrialização argelina, apostando na produção local, ao mesmo tempo que promove a criação de uma rede de subempreiteiros particularmente ligados às actividades de produção de electrodomésticos na Argélia. A fábrica de motores da WEG Algeria Motors Spa, localizada em Sétif, é controlada em 51% pelo grupo WEG e 49% pelo grupo CEVITAL.

WEG Argélia Motors Spa

A capacidade de produção da WEG Argélia Motors Spa será superior a um milhão de motores por ano. Com isso, mais de uma centena de empregos diretos resultarão dessa parceria para a indústria nacional. Os motores produzidos atenderão ao desempenho e aos requisitos de padrões internacionais para eletrodomésticos, como máquinas de lavar. A distribuição das vendas está estimada em 60% para o mercado local argelino e 40% para exportação.

“Estamos muito felizes em constatar que a Argélia vê no setor industrial o potencial de diversificação econômica, desenvolvendo inúmeros esforços para incentivar e facilitar o investimento do setor privado, nacional e estrangeiro, desenvolvendo a capacidade de produção industrial com produtos de maior valor agregado, promovendo competitividade e melhoria do ambiente de negócios. É importante dizer também que a WEG busca agregar valor por meio de ativos tangíveis e intangíveis, gerando empregos locais, investindo cada vez mais no capital humano e na capacidade de nosso corpo técnico de inovar, gerar valor e desenvolver a responsabilidade corporativa, tanto econômica quanto financeiramente e socioambientalmente.

A Argélia é um país de grandes oportunidades. Temos certeza de que nossa capacidade de produzir motores elétricos localmente, contando com a competência do povo argelino e a expertise de nossos parceiros e fornecedores locais, nos permitirá contribuir ainda mais para o grande crescimento econômico do país. A WEG quer fazer parte dessa nova fase”, afirma Daniel Marteleto Godinho, Diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da WEG. 

 texto alternativo que descreve a imagem