Digitalização de processos industriais: o que a sua empresa ganha?
Os processos industriais estão passando por uma transformação digital com a chegada da Indústria 4.0. Desde as tecnologias mais básicas até as mais avançadas, a implementação requer consistência e preparação.
Mas, afinal, o que a sua empresa ganha com a digitalização de processos industriais? É o que você verá neste conteúdo, pois preparamos as principais vantagens e o que você precisa saber para a implementação. Confira!
O que é a digitalização de processos industriais e quais são as suas vantagens?
A digitalização de processos produtivos industriais consiste na transformação de processos tradicionais para digitais por meio do uso de tecnologias.
Essa é uma realidade que vem crescendo nas indústrias e que foi ainda mais impulsionada pela pandemia, pois muitas empresas tiveram de se adequar ao mundo digital.
Além disso, a digitalização de processos industriais faz parte da Indústria 4.0 e tem o objetivo de melhorar os fluxos de trabalho.
Uma rotina produtiva que conta com a digitalização de processos alcança uma melhor performance, uma análise de falhas mais exata e uma gestão mais eficiente.
Sendo assim, as vantagens da digitalização de processos industriais são muitas:
- Maior agilidade
- Aumento da produtividade
- Redução de custos de produção
- Ganho de eficiência
- Processos integrados
Qual é a importância da digitalização de processos industriais para a Indústria 4.0?
A digitalização de processos industriais faz parte da Indústria 4.0 pois parte da premissa da transformação digital, que é um dos pilares da quarta revolução.
A transformação digital permite realizar as tarefas de modo mais inteligente por meio de ferramentas digitais, como Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT).
Ou seja, possibilita que a cadeia industrial seja inteiramente conectada, desde a matéria-prima até o cliente final.

Quais são os passos principais para a digitalização de processos industriais?
Para implementar a digitalização de processos industriais, alguns passos são indispensáveis. Listamos os principais, veja:
1. Invista na mudança cultural
Investir na criação de uma cultura digital na empresa é um dos passos mais importantes. Toda a equipe precisa ser capacitada e estar alinhada sobre as mudanças que ocorrerão referentes às novas implementações.
2. Tenha um objetivo claro
Os objetivos precisam estar bem definidos quanto ao que você deseja alcançar com a digitalização de processos industriais, bem como em quanto tempo você pretende alcançar o resultado.
Lembre-se de traçar objetivos alcançáveis conforme a realidade da sua empresa.
3. Um passo de cada vez
A digitalização de processos industriais é uma etapa que não ocorre da noite para o dia. Você pode começar com tecnologias mais simples e ir avançando conforme a maturidade digital da empresa for evoluindo.
Gostou de conhecer mais sobre a digitalização de processos industriais? Como vimos, com ela, a sua empresa ganha mais agilidade, eficiência, conectividade e capacidade produtiva.
Você pode conferir outros assuntos como este em nosso blog e também em nosso Linkedin.
Leia também
Heijunka Box no Sistema MES PC-Factory: nivelamento de produção com eficiência Lean e controle em tempo real
A WEG anuncia uma evolução significativa no PC-Factory com o lançamento da nova funcionalidade Heijunka Box, criada para apoiar líderes industriais na programação, nivelamento e balanceamento da carga de trabalho dos...
Visão computacional com IA na indústria: tudo sobre o WEGvision.AI 2.0
Descubra como o WEGvision.AI usa visão computacional com IA para transformar vídeos em decisões inteligentes — da fábrica ao varejo. O WEGvision.AI nasceu com a...
Medição de corrente com IA: o diferencial do WEGscan200 frente à outras soluções
O monitoramento de painéis elétricos, como CCMs, cubículos de baixa e média tensão, caixas de ligação e transformadores, sempre foi uma tarefa crítica para a confiabilidade...