Tecnologia

Casa inteligente: tecnologias que facilitam o dia a dia

Compartilhe nas redes sociais:

Já pensou em ter uma casa que auxilia você nas tarefas do dia a dia? Pode parecer um sonho distante, mas o conceito de casa inteligente está cada vez mais recorrente, com soluções que facilitam o cotidiano e ajudam a otimizar tempo com economia de energia.

O que é uma casa inteligente?

A smart home ou em tradução literal, casa inteligente, é uma casa com integração dos aparelhos eletrônicos ligados a uma rede, Wifi ou Bluetooth, por exemplo. Com um sistema integrado, é possível controlar muitas coisas, como a iluminação, temperatura, ativação de eletrodomésticos, como programar a torradeira para o horário que você costuma acordar ou preparar um cafezinho para quando você estiver chegando em casa.

casa-inteligente-1

Existem inúmeras possibilidades de integração com sistemas e aparelhos disponíveis no mercado e muitas outras estão em desenvolvimento. Tudo isso está relacionado com o movimento da Internet das Coisas (IoT), que tem como objetivo conectar os itens do dia a dia com a internet, para coletar informações em tempo real e auxiliar na vida das pessoas.

De acordo com a pesquisa realizada pela McKinsey, uma empresa de consultoria americana, nos Estados Unidos a casa inteligente já é uma realidade. Em 2015 havia 17 milhões de casas conectadas e deve chegar a 29 milhões neste ano. A expectativa, segundo o estudo, é que haja um crescimento anual de 31% neste segmento.

Quais as vantagens de uma smart home?

A automação residencial gera muitos benefícios aos usuários. A facilidade de controle dos equipamentos é um dos benefícios mais perceptíveis, pois tudo pode ser acessado e programado via aplicativo. Iluminação, áudio, cortinas, temperatura, eletroeletrônicos, sistema de segurança são alguns dos exemplos mais comuns.

Mas além disso, está a otimização do tempo e a economia. As soluções automatizadas se tornam mais sustentáveis e contribuem para a economia de energia e influenciam em mais pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inteligentes com custo mais baixo, aliadas a sustentabilidade.

Tecnologias que facilitam o dia a dia

Selecionamos algumas tecnologias recentes desenvolvidas para smart home que atendem desde o universo da culinária até a segurança da família. Confira!

casa-inteligente-1

Segurança – Nest Cam IQ Indoor
Essa não é apenas uma câmara para você instalar na sua casa. É um sistema de alta definição que permite você verificar ao vivo o que está acontecendo na sua residência, receber alertas de visita de pessoas desconhecidas – e programar para que ela reconheça seu bicho de estimação, evitando alertas falsos- e falar com quem está em casa. Seu sistema inteligente é capaz de diferenciar pessoas com reconhecimento facial, animais e movimentações diferentes.

Limpeza – Robot Vacuums Cleaner
A aspiradora robótica LG possui uma câmera que mapeia o chão da sua casa, compreendendo cada polegada quadrada que precisa varrer para manter tudo limpo. Ela também possui uma funcionalidade que pode limpar remotamente a partir de um aplicativo.