Arquitetura

O que você precisa saber sobre cimento queimado

Compartilhe nas redes sociais:

Barato, sustentável e descolado, o cimento queimado é uma tendência na decoração de interiores tanto para revestir a parede quanto o chão.  Seja queimado, em tom natural ou tingido, é uma opção prática e cheia de personalidade.

Apesar de não ser uma novidade, já que sempre foi muito utilizado em casas humildes e/ou de campo, o cimento queimado agora é tendência até mesmo em casas luxuosas.

Seu efeito com aparência de inacabado é ideal para quem gosta dos estilos contemporâneo e industrial de decoração, mas também combina bem com o rústico.

Como o cimento queimado é altamente resistente, tem aparência neutra e é muito fácil de limpar, rapidamente virou o queridinho de arquitetos e designers, pois se adequa a ambientes residenciais e comerciais.

Rachaduras

A ideia do cimento queimado não é a perfeição. Normalmente ele não fica homogêneo e parte do seu charme é justamente a coloração com efeito manchado e as pequenas trincas, que normalmente aparecem nele devido às mudanças de temperatura extremas, como calor e frio.

Mas fique atento! O surgimento de rachaduras maiores e mais profundas não é normal. Para evitá-las e aumentar a durabilidade do seu piso de cimento queimado:

– Use juntas de dilatação a cada dois metros;

– Acrescente aditivos à argamassa para aumentar a resistência do material;

– Retarde o processo de secagem do cimento usando umidificador de ambiente, resinas de base acrílica ou manta geotêxtil.

cimento-queimado-2

Acabamento e manutenção

Com o intuito de aumentar proteção à superfície do piso de cimento queimado, recomenda-se a aplicação de camada de resina acrílica à base de solvente e impermeabilizante para proteger o piso da ação da água. Já para manter o piso de cimento queimado como novo por mais tempo, o ideal é aplicar cera incolor regularmente.

E para combinar com a sua decoração rústica ou industrial, você pode instalar tomadas e interruptores Refinatto, que exaltam a sua personalidade em detalhes exclusivos, brilhantes ou foscos e diversas cores. Confira toda a nossa linha aqui.