Tecnologia

Estratégias para conseguir a certificação LEED v4

Compartilhe nas redes sociais:

A certificação LEED garante economia de custos de eletricidade, menores emissões de carbono e ambientes mais saudáveis ​​para os lugares em que vivemos, trabalhamos, aprendemos, jogamos e adoramos.

Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), ou Liderança em Energia e Design Ambiental, em tradução livre, é um símbolo mundialmente reconhecido de excelência em construção verde concebida e concedida pela ONG americana U.S. Green Building Council (USGBC).

A agenda global de sustentabilidade da LEED é projetada para alcançar alto desempenho em áreas-chave da saúde humana e ambiental, atuando em três vertentes – pessoas, planeta e lucro.

certificacao-leed 02

Certificação LEED v4

Quais materiais foram usados para fazer esse prédio? É uma pergunta que a LEED v4 agora faz aos arquitetos, designers e desenvolvedores como parte do processo de certificação. Para muitos no mundo do design, essa questão representa a diferença mais marcante entre a versão 3 e a versão 4, visando aumentar as exigências do mercado verde.

Agora, três pontos principais guiam a concepção da nova certificação LEED v4:

1 – Maior restrição do ponto de vista técnico e aumento de suas exigências.

2 – Destaque no cenário global, estando presente em 153 países.

3- Diversidade de edificações que buscam a certificação: estádios, centro de convenções, prédios comerciais, hospitais, data centers, hotéis, escolas, centro de distribuição, edificações existentes, entre outros.

Acesse o guia do Usuário LEED v4

A LEED está conduzindo práticas de construção verde internacionais com mais de 91.700 projetos que participam do LEED, em 167 países e territórios em todo o mundo e 670 mil metros quadrados de espaço de construção certificando todos os dias. O USGBC estima que quase cinco milhões de pessoas experimentam um edifício LEED diariamente.

Como funciona a certificação LEED?

Para entender melhor como funciona o LEED v4 é importante saber que os requisitos de sustentabilidade são organizados em 9 categorias. Todas elas possuem pré-requisitos obrigatórios e créditos, que são recomendações que quando atendidas garantem pontos.

Uma edificação conquista a certificação LEED quando alcança 40 pontos. A pontuação determinará o nível de sustentabilidade, ou o nível de certificação, que é definido entre Certified (Básico), Silver, Gold e Platinum.

certificacao-leed-03

Estratégias

1) Tintas e revestimentos interiores aplicados no local
A conscientização sobre os níveis de COV (Composto Orgânico Volátil) em tintas e revestimentos é um passo importante para garantir que o seu projeto de construção seja verde e a seleção de uma pintura, um primer ou uma mancha aprovada seja tão fácil como encontrar a marca de certificação Green Seal.

2) Aderentes e selantes interiores aplicados no local (incluindo adesivos)
Opte por adesivos ​​com pouca ou nenhuma emissão de COV.

3) Pavimento
Azulejos, alvenarias, pedras cortadas, concreto e madeira, exigem que os acabamentos ou selantes atinjam os mesmos requisitos que as tintas.

4) Madeira composta
A regulamentação exige que a madeira composta emita uma quantidade extremamente baixa de formaldeído para se qualificar para o crédito.

5) Tetos, paredes, isolamento térmico e acústico
Os tetos e as paredes devem ser fabricados a partir de materiais com pouca ou nenhuma emissão de COV.

Além disso, para o isolamento térmico e acústico, procure alternativas de baixo teor de COV para isolamento de fibra de vidro, como denim, lã mineral ou espuma de poliuretano pulverizada.

1º LEED v4 do Brasil

O Espaço LarVerdeLar trata-se da primeira edificação brasileira a receber a certificação LEED em sua versão mais atual, a v4 e fica localizado em Governador Valadares, no interior de Minas Gerais.

O Espaço obteve como resultados mais expressivos uma média de 88% das horas operacionais no ano em uma temperatura agradável aos usuários, sem o uso de ar-condicionado, 88% de economia de energia, redução em 74% do consumo de água potável e 94% dos resíduos gerados durante a obra reutilizados ou reciclados.

Você também quer fazer projetos mais sustentáveis e conquistar a certificação LEED? Tenha em mente todos os pré-requisitos da versão 4. Se ficar com dúvidas, acesse o site deles aqui.