Tecnologia

Arquitetura sustentável: harmonia entre ambiente natural e construído

Compartilhe nas redes sociais:

Os prédios verdes fazem parte de um conceito que traz a sustentabilidade para dentro da arquitetura. É a chamada arquitetura sustentável, também conhecida por bio construção, eco arquitetura ou, ainda, arquitetura verde.

O Brasil ocupa atualmente a quarta posição entre os países que mais produzem prédios verdes no mundo. Segundo a USGBC (United States Green Building Council), criadora do LEED – o selo de certificação e orientação ambiental de maior reconhecimento internacional, o Brasil está atrás apenas dos Estados Unidos, China e Emirados Árabes.

O que é arquitetura sustentável?

Segundo a Agenda 21, a construção sustentável é definida como “um processo holístico que aspira a restauração e manutenção da harmonia entre os ambientes naturais e construídos, e a criação de assentamentos que afirmem a dignidade humana e encorajem a equidade econômica”.

Assim, esse conceito está ligado não somente à sustentabilidade ambiental, mas envolve a sustentabilidade econômica e social, que enfatiza a adição de valor à qualidade de vida dos indivíduos e das comunidades.

arquitetura-sustentável-2

Quando e como surgiu?

Esse movimento de minimizar os impactos ambientais teve origem com a Crise do Petróleo, na década de 1970, a partir da necessidade de economizar energia, e ganhou força a partir da década de 1990, impulsionada por um movimento mundial de proteção ambiental, passando a empregar alternativas econômicas e sustentáveis na construção civil.

Hoje, a arquitetura verde se apresenta de diferentes formas, de uma casa de papelão com 50 anos de garantia a projetos como o “Print your city”, que transforma sacolas plásticas em mobiliário feito em impressora 3D. Mais que soluções sustentáveis, essas inovações traduzem a essência da proposta de integrar e conectar cada vez mais o homem e a natureza.

Como executar?

Mas como se dá essa nova relação entre o meio ambiente e as obras? Para a execução de projetos sustentáveis, devem ser observados:

arquitetura-sustentável-3

Todas essas etapas são essenciais. Cada uma delas está ligada a um ponto específico de equilíbrio com a natureza e leva em conta a eficiência no gerenciamento dos materiais, a fim de evitar desperdícios.

Quer saber mais sobre arquitetura e sustentabilidade? Saiba como obter a certificação Leed V4.