Decoração

Descubra como usar Ultra Violet, eleita a cor do ano de 2018 na decoração

Compartilhe nas redes sociais:

Todo ano, a Pantone, empresa conhecida mundialmente por seu sistema de cores usado na indústria gráfica, lança a cor aposta do ano seguinte. E para 2018, o tom de púrpura Ultra Violet foi a revelação, que irá influenciar nas tendências de moda, design e decoração.

O tom de roxo profundo e místico foi uma escolha inesperada, mas repleta de elementos que fazem da cor eleita uma inspiração. Ela remete aos mistérios do Cosmos, a curiosidade do que ainda está por vir e as descobertas que vão além de onde estamos agora.

ultra-violet-2

A escolha da Ultra Violet

A cor sempre foi simbólica para o misticismo e usada como elemento da contracultura. A própria história da cor púrpura é intensa e marcada por transformações.
Um dos primeiros métodos para obtenção da cor era feito a partir da extração do pigmento de caracóis-púrpura, que deu origem ao nome do tom e também à extinção destes moluscos.

Por isso, era uma das cores mais caras do mercado e seu uso passou a ser restrito, sob risco de pena de morte, apenas para famílias reais devido ao seu alto valor e risco de não se obter mais o pigmento.

Ícones da música e da cena cultural urbana, como David Bowie e Jimi Hendrix transpuseram a cor para o cenário pop, com expressões individuais e cheias de personalidade.

ultra-violet-3

De acordo com Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, a cor foi eleita para comunicar originalidade, engenhosidade e um pensamento visionário.

A Pantone 18-3838 Ultra Violet, de acordo com o conceito do instituto, simboliza a experimentação e o não conformismo, levando os indivíduos a conhecer a sua marca única no mundo e expandir as fronteiras através de soluções criativas. Muito inspirador, não é mesmo?

Dicas de decoração com a cor do ano

Por ser uma cor intensa, a Ultra Violet pode ser um desafio para combiná-la com a sua decoração. Mas o segredo está no equilíbrio e na harmonização com outras cores suaves, neutras ou brilhantes, que podem destacá-la ou complementá-la.

Se você quer ter a cor do ano na sua casa ou escritório, selecionamos algumas ideias de aplicação da cor que ficaram incríveis e são fáceis de adaptar no dia a dia.

Na sala

Um dos ambientes mais fáceis de incorporar a cor, principalmente se o espaço for amplo e bem iluminado. Seja em um quadro, nos detalhes de elementos decorativos, na cortina ou, para os mais ousados, no tecido do sofá ou almofadas e até em portas. O segredo está em inserir cores que equilibram, como elementos de decoração, tapetes, almofadas ou estampas.

ultra-violet-4

Quarto

Para manter o ambiente aconchegante e acolhedor, você pode apostar na cor em elementos menores, como mantas, móvel de cabeceira ou capas de travesseiro. Mas se você quer mesmo apostar na cor, cabeceiras de cama são um charme à parte.

ultra-violet-5

Cozinha

Pode parecer um dos ambientes mais difíceis de harmonizar com a nova cor, porém é possível criar uma composição elegante e incrível com a aplicação da cor em alguns móveis, cadeiras e até na parede.

ultra-violet-6

Área de lazer

Um dos espaços mais versáteis e que permite inovar e explorar as cores de diversas maneiras. Das paredes às flores, você pode aplicar a cor Ultra Violet de maneira criativa.

ultra-violet-7