Arquitetura

Florestas verticais ocupam o espaço urbano

Compartilhe nas redes sociais:

Florestas verticais já começam a surgir no espaço urbano de grandes cidades e deixaram de ser apenas uma utopia. Um desafio para arquitetos de todo o mundo, incorporar o verde em meio a prédios e construções verticais é uma maneira de combater a poluição, melhorar a qualidade do ar e de vida da população.

As Florestas Verticais

Esse tipo de construção arquitetônica possibilita uma conexão do espaço urbano com a natureza que pouco se vê em grandes centros. As florestas verticais viraram referência quando se tornou realidade o Bosco Verticale, em Milão, em 2014. Ele tem duas torres que equivalem a 2,5 hectares de floresta, ajudam a filtrar o CO2 e poeira do ar, diminuem o ruído urbano e reduzem o efeito de ilhas de calor na cidade.

espaço-urbano-2

Ou seja, não é apenas uma questão visual, as florestas verticais são soluções para melhorar a qualidade do ar e de vida da população em geral. Além de embelezarem as cidades, são adaptações necessárias para a realidade atual onde escassez de recursos e a densidade populacional pedem soluções práticas e eficientes.

Arboricole

Assim como o italiano Stefano Boeri , que já planejou florestas verticais na Ásia e Países Baixos, neste ano, o arquiteto franco-belga Vincent Callebaut levou o conceito para a França. O projeto denominado Arboricole é apenas conceitual que ocuparia 9,400 m².

O design nasceu através de sua participação em um concurso denominado “Imagine Angers”, que incentivava a criação de propostas para transformar a cidade francesa. O objetivo do projeto é oferecer espaços colaborativos, restaurantes e até apartamentos em um prédio com sacadas verdes.

espaço-urbano-3

Para desenvolver o Arboricole, Vincent Callebaut contou com a colaboração do desenvolvedor imobiliário Bouygues Immobilier e também da firma de paisagismo Sempervirens, que foi auxiliada pelo INRA (Instituto Francês de  Pesquisa Agrícola).

Quer ver mais construções inovadoras? Dá só uma olhada nos vencedores do Prêmio AIA deste ano. São diversas ideias sustentáveis e ousadas para você se inspirar!