A WEG mais uma vez foi um dos destaques no relatório do The Boston Consulting Group (BCG) como uma das representantes brasileiras na lista Global Challengers, que incluí as 100 empresas de mercados emergentes que mais rapidamente estão globalizando. 

No levantamento de 2018, o Brasil soma nove empresas na pesquisa, que reúne negócios com potencial para um dia desafiar os líderes mundiais de seus setores. No estudo anterior, de 2016, 11 empresas nacionais foram classificadas. 

Para fazer parte da lista de multinacionais emergentes, a empresa precisa ter receita de US$ 1 bilhão ou mais, empregar mil ou mais funcionários e arrecadar parcela significativa de seu faturamento no exterior, com ambições de expansão futura. Para escolher as companhias em ascensão, o BCG estuda o resultado de médio prazo, considerando um período de três a cinco anos.

Elaborado desde 2005, o estudo identifica que as Global Challengers cresceram mais rápido do que seus pares em setores tão variados como eletroeletrônicos, eletrodomésticos, construção e engenharia, conglomerados industriais e desenvolvimento imobiliário.

Além da WEG, outras oito empresas brasileiras apareceram no relatório: Alpargatas BRF, Cielo, Embraer, Gerdau, Iochpe-Maxion, Natura e Votorantim.

Fundado em 1963, o BCG é uma das principais consultorias no mundo em relação à estratégia comercial com 85 escritórios em 48 países. O relatório completo pode ser acessado aqui.