A WEG S.A. (Bovespa: WEGE3 / OTC: WEGZY) anuncia planos de fabricar aerogeradores na unidade fabril de Hosur, na Índia, bem como a entrada da companhia no mercado eólico indiano.

A empresa pretende adequar sua fábrica de motores e geradores, no estado de Tamil Nadu, próximo a Bangalore, para também fabricar aerogeradores de 2,1 megawatts (MW).

A WEG Índia tem 35mil metros quadrados de área construída e aproximadamente 490 colaboradores. “A concepção modular de nosso parque fabril permite atender a necessidade de expansão da Companhia com investimentos razoavelmente baixos, limitados apenas a alguns dispositivos utilizados especificamente na fabricação dos aerogeradores”, explica Swapnil Kaushik, Diretor da WEG Índia.

Com capacidade de absorver a produção de até 250MW por ano, bem como produzir as naceles, geradores e hubs, a unidade indiana estará apta para fornecer os primeiros equipamentos a partir de 2018. Enquanto isso, a companhia iniciará as atividades comerciais de captura de contratos de fornecimento e de desenvolvimento dos fornecedores locais.

Segundo João Paulo Gualberto da Silva, Diretor de Eólica da WEG, a Índia apresenta condições bastante atraentes para a Companhia. “Além de ser o 4º maior mercado do mundo em geração de energia eólica, o país oferece uma excelente cadeia de fornecedores para aerogeradorese custos de produção muito competitivos”.

A entrada da WEG no mercado eólico indiano foi anunciada no dia 25 de abril na Índia, durante a Windergy, feira nacional de energia eólica, realizada em Nova Déli.