Colocar uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) para funcionar é uma tarefa bastante complexa. Ainda que os procedimentos para implantação sejam mais simples que os das hidrelétricas maiores, a usina precisa contar com fornecedores preparados para suprir suas necessidades e garantir o bom funcionamento do seu negócio. Foi assim na PCH Braço, implantada em Lídice (RJ), mas que abrange a divisa de Rio Claro (RJ) e Bananal (SP). A usina, que entrou em funcionamento no início de fevereiro, tem por finalidade a geração de energia elétrica, operando a fio d’água, com uma potência instalada de 11,5 MW e reservatório de 3.500 m². A PCH Braço, com energia média anual de 65.700 MWh, terá potencial para abastecer, em média, uma cidade com 40 mil habitantes.

Para desenvolver todo esse projeto empreendedor, a PCH Braço buscou nas soluções WEG produtos e equipamentos para compor a sua usina. Nessa primeira parceria foi fornecido um pacote de produtos destinados à geração de energia elétrica (veja box com os produtos). O grande diferencial desse fornecimento está na forma como ele foi gerenciado. Todos os processos, desde a entrega dos equipamentos, passando pela instalação, testes, até serem colocados em funcionamento, foram acompanhados e coordenados pela WEG, garantindo, dessa forma, os resultados esperados pelo cliente. “Faz um mês que a usina está funcionando e só temos elogios aos equipamentos e atendimento da WEG. Foi tudo excelente.

Certamente, a WEG se tornou uma parceira importante para os nossos negócios”, afirma Gilberto Antunes Rennó, diretor técnico da PCH Braço. Segundo Leonardo Sohn Nogueira Ramos Filho, responsável pelo fornecimento, esse foi um projeto muito importante para a WEG: “Participar do desenvolvimento da PCH Braço representou mais uma oportunidade de fornecimento completo de uma pequena central hidrelétrica, especialmente por poder administrar os processos de implantação e garantir o funcionamento perfeito dos equipamentos incorporados na usina”.

Escopo do fornecimento:

  • 2 unidades geradoras, compostas de turbinas hidráulicas tipo Francis simples (HISA) e geradores 6.600 kVA 900 rpm (WEG);
  • Cubículos, painéis de proteção, Centro de controle de motores, Sistema supervisório completo, transformador elevador 11/14 MVA 13,8/25 kV;
  • Painéis de distribuição em baixa tensão;
  • Serviços de projeto, instalação elétrica e comissionamento de toda planta.