Um Museu só faz sentido na medida em que provoca questionamentos, na medida em que cada informação captada resulte em mais uma pergunta, numa sucessão de eventos que nos transforme e nos faça melhores, como seres humanos, como cidadãos e como profissionais. 

O Museu WEG de Ciência e Tecnologia, além de estimular o aprendizado sobre conceitos básicos de física, essenciais à compreensão da elétrica e do magnetismo, e como funcionam alguns produtos e sua aplicação real no cotidiano das cidades, casas e indústrias, também desenvolve ações educativas direcionadas a estudantes do ensino fundamental e médio. Desde quando foi aplicada a primeira ação educativa, em 2015, mais de 9 mil estudantes já passaram por algum dos programas e, apenas este ano mais de 80 professores de 42 instituições foram capacitados. Neste programa os professores aprendem na prática o conteúdo da ação para que conheçam exatamente a dinâmica da atividade e ter o melhor aproveitamento quando vierem com a sua turma. Tudo de forma gratuita! 

Atualmente temos 7 ações educativas, onde cada uma delas tem consonância com o currículo escolar. Durante a ação educativa a exposição é utilizada como fonte de informação, além de materiais de apoio pedagógicos e o suporte da educadora do Museu. A colaboração/interferência do professor durante este processo é de fundamental importância.

No site do museu tem informações sobre o conteúdo de cada uma das ações educativas do museu e por lá também são realizados os agendamentos.  Para realizar todas estas ações o Museu conta com o apoio do Ministério da Cultura e da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

O Museu WEG de Ciência e Tecnologia fica na Av. Getúlio Vargas, 667, no Centro de Jaraguá do Sul/SC. Para mais informações é só ligar: (47) 3276-4550.