Substação móvel WEG

De acordo com estudos, os países africanos terão um aumento do consumo de energia na ordem de 500% nos próximos 25 anos, como reflexo da grande expansão econômica. No ano passado, o continente cresceu 4% e ainda deve acelerar, fechando 2014 com 5%. Em 2016, cerca de 500 milhões de pessoas passarão a viver em áreas urbanas.

Para manter o fornecimento eficaz e contínuo de energia, a Eskom, empresa responsável por 45% da eletricidade usada em toda a África, adquiriu em junho, uma Subestação Móvel WEG na unidade de Emalahleni, capital da Província sul-africana de Mpumalanga.

Trata-se da primeira subestação móvel WEG fabricada no continente africano, com potência de 10MVA 33kV. O funcionamento se dá pela conexão paralela ao transformador da subestação fixa e a solução WEG de disjuntores e secionadores ao tempo, sem a utilização de cubículos em containers, o que possibilita fácil visualização das chaves e conexões, aumentando a segurança para os operadores.
Desenvolvidas com os componentes mais modernos do mercado, as Soluções Móveis WEG (Transformadores e Subestações) são flexíveis, garantem dinamismo operacional e ganho de tempo, com a facilidade de instalação e operação onde houver necessidade. São utilizadas para atendimentos emergenciais, reforços de rede em grandes eventos e manutenções programadas, permitindo que os trabalhos sejam realizados sem interrupção no fornecimento de energia.

Nos meses de outubro e novembro deste ano, a WEG entregará à Eskom mais duas subestações: uma de 40MVA 132kV e uma de 20MVA 132kV. Ambas para a unidade Emalahleni, porém com possibilidade de serem utilizadas em qualquer subestação na África do Sul, com estes níveis de tensão.

Desde 2005, mais de 300 transformadores WEG, com potências de até 100 MVA, foram fornecidos a esta geradora, transmissora e distribuidora sul-africana. Eles foram utilizados para iluminar os estádios durante a Copa do Mundo de futebol, em 2010. Além disso, outros equipamentos fornecidos pela WEG estão sendo usados para atender as metas do projeto “Eletricidade para todos”, que promove a troca de lampiões a querosene por lâmpadas, levando energia elétrica a milhões de famílias.

Conheça mais soluções WEG em Transmissão & Distribuição