Um transformador trifásico de potência a óleo – 225 MVA, 275 kV – terá papel de destaque na distribuição de energia da subestação de Tealing Grind, da Scottish Hydro-Electric Transmission Ltd., na Escócia, uma das mais importantes concessionárias de energia da Europa.

Com 241 toneladas, ele é o maior transformador já exportado pela WEG, e foi projetado para a Nokian Capacitors, empresa do grupo Areva, que desenvolve e fabrica sistemas para compensação de reativos e filtros de harmônicas (intimamente ligados à qualidade do fornecimento de energia) e é uma das principais referências no assunto em todo o mundo. O transformador foi desenvolvido para uma aplicação especial, a Compensação Estática Variável (Static Var Compensation), especialidade da Nokian Capacitors, e atende a normas internacionais de qualidade e engenharia, além de características específicas exigidas para sua aplicação.

Na prática, o Static Var Compensation é utilizado em linhas de transmissão de energia e ajuda a eliminar problemas de flutuação de tensão causados por rápidas mudanças de potência e defeitos em linhas de transmissão, entre outros que podem afetar a qualidade do fornecimento. "Estes produtos auxiliam na redução da oscilação de tensão e das distorções no sistema", explica Fernando Rodolfo da Silva, administrador de Contratos do departamento de Vendas Internacionais da WEG. Além das 157 toneladas do tanque principal do transformador, o equipamento contou ainda com mais sete carretas de acessórios. Depois, já na subestação, toda a montagem do equipamento foi supervisionada de perto por profissionais da WEG.