Motor WMagnet aciona centrífuga de toalhas na Buddemeyer

Três centrífugas de toalhas agora podem ser ligadas ao mesmo tempo, sem riscos de desligamento por pico de corrente elétrica na empresa têxtil Buddemeyer. O processo de centrifugação de toalhas, que antes era feito em etapas, agora ocorre de forma simultânea graças à eficiência obtida com uma solução WEG. Mais de 10.000 KWh deixaram de ser desperdiçados na tinturaria de Campo Alegre/SC, o que representa 32% de toda a energia consumida na aplicação. O fornecimento de motores WMagnet e de inversores de frequência CFW11 refletiu também em agilidade no processo, redução de manutenção, melhorias em ergonomia e mais segurança para o operador. Com a economia na fatura de energia, em um ano ocorre o retorno do investimento, isso sem considerar outros ganhos. “Esse foi o projeto mais significativo de eficiência energética que implantamos na unidade”, afirma Ernani Vargeniak, eletricista da empresa.

De acordo com ele, o pico de corrente elétrica do motor, que se caracterizava como o principal gargalo de produtividade, foi amenizado, passando de 200 para 75 ampères na partida, eliminando assim o risco de desligamento do disjuntor da fábrica. Tal resultado deve-se ao motor WMagnet acionado com inversor de frequência. Dessa forma, o consumo de energia é mantido próximo daquele que a máquina precisa. “No modo antigo, a corrente de partida era superelevada. Os picos de corrente elevada resultavam em falhas no processo e oscilação no gerador. Com os inversores, não temos mais esses problemas”, explica o eletricista.

Para se ter uma ideia da redução, o pico de corrente das três máquinas com o novo sistema é inferior ao do sistema antigo, o qual era equivalente a corrente de apenas uma maquina. “Além disso, o funcionamento simultâneo das máquinas permite uma redução de dez minutos por hora no processo de centrifugação”, afirma Cleiton Marçal Dias, diretor da Engetronic, parceira da WEG no projeto.

O uso dos inversores também reduziu o tempo de partida e de frenagem da máquina de 2,5 minutos para apenas 1. “A diminuição no tempo de operação se reflete em aumento de produtividade e segurança para o operador, que contará com uma parada mais rápida em casos de falha”, destaca o eletricista da Buddemeyer.

Com a automação dos sistemas, não há mais necessidade de esforço físico do operador na carga e descarga do material na centrífuga. Dessa forma, os funcionários não precisam mais girar o tambor da máquina, que pesa em torno de 300 quilos. “A melhoria do processo era uma das maiores solicitações da equipe de ergonomia. A automação foi a solução mais viável encontrada”, conta.

OUTROS BENEFÍCIOS

- Eliminação do sistema de frenagem com freio mecânico, reduzindo a quebra, manutenção e paradas de produção, que ocorriam semanalmente;
- O inversor de frequência e o encoder permitem girar o tambor em baixa rotação, eliminando o batimento mecânico do tambor;
- Variação na rotação do tambor, diminuindo o tempo de centrifugação para cada tipo de produto;
- Eliminação do motor de ventilação forçada que ficava ligado direto.

BUDDEMEYER

Com sede em São Bento do Sul/SC, a Buddemeyer atua no segmento de cama, mesa e banho. Começou sua história há 77 anos com uma pequena fábrica de teares. Hoje, a empresa exporta para os Estados Unidos, países do Mercosul e Europa.

Conheça as soluções WEG em Eficiência Energética.