Coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e Associação Brasileira das Empresas de Conservação de Energia (ABESCO), o workshop “Eficiência Energética como Realidade de Mercado” reuniu lideranças do setor para dicutir soluções técnicas e financeiras do setor energético, por meio de apresentações de cases e das linhas de crédito disponíveis no mercado.

Antonio Cesar da Silva, Diretor de Marketing da WEG, durante sua palestra explicou sobre a importância da substituição de motores antigos para a redução do Consumo de Energia. “Na esmagadora maioria das indústrias, os motores elétricos respondem pela maior parte do consumo de energia elétrica. Esse motor elétrico tem uma vida superior a 10 anos e, durante a vida útil do equipamento, mais de 95% do custo referem-se ao consumo de energia elétrica, o restante são custos de manutenção e aquisição”, afirma Cesar.

Durante a palestra, foram abordados três caminhos para o uso mais eficiente motores elétricos:

1- A correta avaliação antes de decidir consertar /rebobinar o motor antigo:

É muito comum as empresas optarem por rebobinar um motor, por parecer mais barato, do que comprar um novo.

Essa é uma análise equivocada pois são comparados os custos de manutenção com os custos de aquisição, esquecendo o principal, que é comparar o consumo de energia elétrica que será gerado pelos motores nos próximos anos.

2- Avaliar consumo de energia dos motores que estão em operação:

É importante a indústria conhecer quais são as oportunidades existentes nos motores em operação para a redução do consumo de energia elétrica. A partir de então elaborar um plano de substituição dos motores antigos por novos motores de alto rendimento.

3- Avaliar oportunidades para : redimensionar os motores em operação e para implementar sistema de variação de velocidade:

Motores antigos em operação podem apresentar problemas de dimensionamento. Em muitos casos, podem ser substituídos por motores de menor potência e, por consequência, menor consumo. Outra possibilidade é a instalação de sistemas de variação de velocidade (inversor de frequência) em motores em várias aplicações industriais.

Descubra como o motor elétrico pode tornar sua indústria mais eficiente com o nosso simulador See+

Acesse eficienciaenergeticaweg.net e saiba sobre as soluções eficientes WEG.